A palavra átomo possui uma classificação gramatical como sendo um substantivo masculino. Ademais, referida palavra possui 5 letras, dentre elas vogais e consoantes. As vogais são: o a já as consoantes são: t m. Por outro lado, dita palavra pode ser escrita de outro modo, ou seja, ao contrário, ficando assim: omotá. Além disso, dita palavra é classificada como sendo uma partícula que compõe um elemento químico e é composta pelo núcleo cujo interior está repleto de prótons e nêutrons, e por elétrons que estão ao redor deste mesmo núcleo.

Significado de átomo

Proveniente do termo em latim atŏmum, a referida palavra é a menor quantidade de um elemento químico que tem existência e é considerada indivisível. O átomo consiste em um núcleo com prótons e nêutrons e vários elétrons em órbita, cujo número varia elemento químico.

No entanto, além dos elementos que a compõem é importante ressaltar que cada átomo tem um número de propriedades que são essenciais a ter em conta quando se trabalha com ele. Neste caso, encontramos o fato de que eles são de tamanho, massa e interações elétricas estabelecidas entre elétrons e prótons ou níveis de energia.

Além disso, o átomo é também chamado de partícula primária, devido à sua característica de que não pode haver divisão por meio de processos conhecidos como elementos químicos. Ademais, em meados dos séculos XVI e XVII, com o advento da química, a teoria dos átomos começou a se mover para frente com a certeza de que seriam impossíveis de se obterem. Conseguiu descobrir que produtos químicos em qualquer líquido, gasoso ou sólido pode ser decomposto em diferentes componentes ou ingredientes passado por exemplo, de água que é constituído por dois átomos de hidrogênio e um de oxigênio: H2O). John Dalton foi o único que mostrou que os átomos estão juntos de acordo com proporções tidas como definidas.

No entanto, houve também outros autores que deixaram sua marca no estudo e análise de átomos. Este seria o caso, por exemplo, o cientista britânico Joseph John Thomson. Este entrou para a história não só como o inventor do espectrômetro de massa, mas também como o descobridor de dois elementos: os isótopos e do elétron.

O físico de Nova Zelândia, Ernest Rutherford, Niels Bohr dinamarquês ou o francês Louis de Broglie, são outros cientistas que ao longo da história, têm desenvolvido suas próprias teorias e modelos atômicos com mais ou menos sucesso e aceitação a comunidade científica.

Neste caso, é importante destacar o papel do último físico citado porque em 1929 ele ganhou o Prêmio Nobel por ter conseguido descobrir a natureza de onda do que o elétron que está contido em um átomo.

Sinônimos de átomo

São sinônimos de átomo as seguintes palavras: insignificante, instante e momento

Antônimos de átomo

São antônimos de átomo as seguintes palavras: demorado, tardio.

Exemplos de usos e frases                                   

Muitas pessoas não estão interessadas em química, mas devemos entender o que é um átomo para que sempre possamos ter em mente o que vem a ser uma molécula ou uma macromolécula que da origem a células, tecidos e sistemas.

Um átomo está composto por nêutrons, prótons e elétrons que são moléculas que tem cargas negativas, positivas e neutras. Com estes podem ser feitas vários tipos de experimentos na área de física e ademais em química.

Com a grande evolução de experiências com átomos o seres humanos ficaram muito susceptível a bombas que são feitas em laboratórios na exploração dos átomos e ademais nas investigações da física para armamento nuclear.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *