A palavra negligência é uma palavra que possui sua classificação gramatical como sendo um substantivo masculino e por ter uma etimologia do latim, se apresenta da seguinte forma: negligentia.ae. É caracterizado como sendo a falta de cuidado, de aplicação, de exatidão, de interesse, de atenção; descuido, incúria, displicência, desatenção, desleixo, desmazelo e preguiça. Ademais pode ser falta não intencional daquele que se omitiu no cumprimento de um ato que lhe incumbia Quando se separa a silaba das seguintes palavras fica da seguinte maneira: ne-gli-gên-cia. A palavra quando escrita no plural, fica da seguinte forma: negligências. Possuindo onze letras, dentre elas vogais e consoantes. As vogais são: “a, i, e” as consoantes são: “g, s, l, n, c”. Referida palavra pode ser escrita de outro modo, ou seja, ao contrário: aicnêgilgen.

Significado de negligência

A negligência está incluída em três patamares que inclui a Imperícia, negligencia e imprudência. Um comportamento negligente geralmente envolve um risco para ele próprio ou aos outros e é produzido pela omissão das consequências possíveis da própria ação.

Quando uma pessoa está falando ao telefone enquanto dirige está  cometendo uma grande negligência, haja vista que sabe o risco que poderá causar, mas prefere correr este risco de forma insensata. Podemos dizer que falar e dirigir são duas atividades que não pode ser feito de uma só vez, pois o assunto é discutido e muito em direção defensiva e pode causar um acidente de trânsito.

Em se tratando de negligência podemos dizer que é punível por lei, seja civil ou penal em conformidade. A culpa é dada na omissão da ação adequada para antecipar e evitar danos. Quando se relata o exemplo acima supracitado, a pessoa durante a condução no telefone apresenta uma má conduta, uma vez que o risco de causar um acidente é conhecido de todos, portanto, tal conduta é punível por lei por excesso de velocidade, falta de atenção e acarretamento de risco para outras pessoas.

Quando um indivíduo acende um fogo no meio de uma floresta ou joga uma toco de cigarro para fora de seu carro, atua de forma negligente. Nestes casos, a intenção do sujeito não é de tentar iniciar um incêndio, mas sim de saber quais seriam as consequências de pegar fogo em uma área onde seria incontrolável.

Com esta falta grave, podemos dizer que é considerada como uma negligência. Além da intencionalidade, sua ação é negligente por refletir negligência e danos potenciais ​​ao meio ambiente de si mesmo. Se o fogo fica fora de controle ou não está controlável como deveria, deverá ser acionado o corpo d bombeiros e iniciar aí um trabalho árduo que é o de apagar o fogo.

Sinônimos de negligência

São sinônimos de negligência as seguintes palavras: descuido, imprevidência, inadvertência e incúria.

Antônimo de negligência

São antônimos de negligência as seguintes palavras:  Cuidado e prudência.

Exemplos de usos e frases

Depois de uma grande negligência o Médico responsável pelo departamento de cirurgia do hospital San Camilo, faz suas declarações para explicar o ocorrido. Segundo o mesmo não se tratava de negligência e sim uma imprudência de seus subordinados.

Uma das principais queixas e também reclamos em fórum é a negligência de alguns profissionais na área da saúde. As queixas incluem erros médicos em áreas distintas das que os profissionais são especializados.

O jornal casa do leitor apresenta um artigo com informações sobre negligências profissionais e faz alertas de como prevenir qualquer tipo de negligência.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *