A palavra doida possui uma classificação gramatical como sendo um substantivo feminino. Ademais, referida palavra possui 05 letras, dentre elas vogais e consoantes. As vogais são: o i a já as consoantes são: d. Por outro lado, dita palavra pode ser escrita de outro modo, ou seja, ao contrário, ficando assim: adiod. Além disso, dita palavra é considerada como sendo uma moléstia, que dá nos miolos do gado lanígero ou pode ser um meio para adjetivar uma mulher que tem problemas em suas faculdades mentais.
Significado de doida
Como não se lembrar de uma palavra que é muito conhecida no ditado popular para designar uma situação ou pessoa. A palavra doida é o termo usado dentro da língua portuguesa para descrever uma pessoa que tenha desequilibradas suas faculdades mentais, ou seja, para falar de algo que seja mais fácil de entender, louco é aquele que perdeu a cabeça.
Quando se fala em doida pode se dizer que é o individuo que sofre uma doença de insanidade ou aquilo que envolve um desequilíbrio mental e que faz com que o indivíduo que sofra de diferentes sintomas. As características podem ser perda de controle e comandos de expressões desinibidas, ocorrência de alucinações, implantação e comportamentos compulsivos sem sentido, entre os mais recorrentes.
Na psiquiatria uma pessoa que tem desvio de suas cognições é adjetivada como aquele que tem comprometimentos no seu estado mental e sendo assim, os sintomas podem ser variados e apresenta nos pacientes atitudes que são de pessoas doidas. Quando alguém mostra alguma ação, comportamento, conhecido por sua imprudência é comum a falar em termos de louco e insano para se referir ao fato.
O termo doida é um termo para expressar aquilo que passa dos limites ou comum, é uma situação que poderá levar o individuo a expressar um desejo ou entusiasmo por alguma coisa, pode se dizer que são pessoas que estavam loucas para tirar bilhetes.
Há também uma quantidade significativa de expressões populares que contém vários tipos de significado. Quando se trabalha em Unidades de emergência, estará sujeito a pegar pacientes de vários tipos e os pacientes que são psiquiátricos são caracterizados como pacientes agressivos e doidos. A palavra doida é uma palavra que denota uma mulher que está fora de seus preceitos mentais, sendo assim, pode ser um adjetivo usado para brincadeiras.
Sinônimos de doida
São sinônimos de doida as seguintes palavras: louca, desvaída.
Antônimos de doida
São antônimos de doida as seguintes palavras: normal, calma.
Exemplos de usos e frases
Tinha uma amiga que era doida por chocolate por muitas vezes largava de almoçar para comer chocolates. Depois de quase dois anos nesta vida de alimentação errônea posso dizer que a mesma engordou mais de vinte e três quilos e hoje luta para tentar emagrecer.
Uma mulher com graves problemas mentais deu entrada em uma unidade de emergência com quadro de delírios e também com muitas queixas de cefaleia. Após indagar a mesma sobre os medicamentos que tomava ela ficou doida dizendo que não tomava nenhum medicamento.
Uma doida ideia de tomar água ardente deixou muitos alunos do curso de medicina fora das atividades da segunda feira, haja vista que em muitas ocasiões eles vão para festas, mas desta vez exageraram.