A palavra êxodo possui uma classificação gramatical como sendo um substantivo masculino. Ademais, referida palavra possui 05 letras, dentre elas vogais e consoantes. As vogais são: ê o já as consoantes são: d x . Por outro lado, dita palavra pode ser escrita de outro modo, ou seja, ao contrário, ficando assim: odoxê. Além disso, dita palavra é considerada como a saída espontânea de um povo de um lugar para outro, êxodo judaico. Religião, segundo livro bíblico que narra a saída do povo hebreu do Egito. Teatro, episódio que finaliza a tragédia, no antigo teatro grego
Significado de êxodo
O Êxodo é o segundo livro da Bíblia. Este é um texto tradicional que conta a escravidão dos hebreus no Egito antigo e a libertação através de Moisés, que os levou para a “Terra Prometida”.
No judaísmo, o livro de Êxodo é parte do cânone, contida na Torá e formando um dos cinco livros do Pentateuco, que formam a primeira parte da Bíblia hebreia. No cristianismo, o livro do Êxodo também faz parte do canon e está localizado no Antigo Testamento. Exodus Exodus é proveniente do latim e grego ἔξοδος, éksodos, que significa saída. No judaísmo, o texto tradicional é conhecido em hebraico como Shemot (שׁמות), um termo que significa literalmente saída.
Além disso, é na Septuaginta onde existe o direito ao Exodus. Na tradução latina, o nome, foi posteriormente expresso como exŏdus, faz diferentes mudanças no roteiro, necessárias à medida que cada língua deu origem ao termo Exodus.
Por outro lado, é considerado como principal objetivo do Êxodo manter viva a memória do povo judeu junto a história de fundação do grupo como uma nação: a partir de que deixaram o Egito, uma vez livres e indo em direção à Terra Prometida, os israelitas primeiro desenvolveram sua própria consciência, unidade filosófica, religiosa e nacional, étnica. Como o Livro do Êxodo relaciona-se com a escravidão dos hebreus no Egito e na saga que levou para libertá-los de tal condição, torno-os um grupo livre com a sua própria identidade nacional.
Por fim, a partir do trecho citado que o povo de Israel considerou e ainda considerava seu dever de contar a história do Êxodo ao longo de cada ato pascoal. Esta celebração tem lugar quando o povo de Israel lê e relembra os conteúdos que são expressas no Hagadá de Pessach.
O livro do Êxodo também estabelece as bases da liturgia e adoração do povo de Israel.
Sinônimos de êxodo
São sinônimos de êxodo as seguintes palavras: saída, imigração
Antônimos de êxodo
São antônimos de êxodo as seguintes palavras: ficar, fixar.
Exemplos de usos e frases
Êxodo é um livro da bíblia que relata a saída do povo de Egito em busca da terra prometida. Este é muito conhecido e relata um dos maiores milhares de Jesus que abriu o mar vermelho para que todas as pessoas que ali estavam pudessem passar.
O êxodo rural é saída do povo da zona rural para cidade que em muitas vezes pode ser um grande problema para as grandes cidades, haja vista que se não conseguem trabalho vão para as periferias e se instalam.
A maior virtude de um povo que vem através do êxodo rural é dar bem na cidade grande, ou seja, conseguir um trabalho, uma moradia e fazer com que seus entes estejam bem alojados.