A palavra insana possui uma classificação gramatical como sendo um substantivo feminino. Ademais, referida palavra possui 06 letras, dentre elas vogais e consoantes. As vogais são: i a já as consoantes são: i n s. Por outro lado, dita palavra pode ser escrita de outro modo, ou seja, ao contrário, ficando assim: anasni. Além disso, a palavra é o ato de ser uma pessoa que não tem sanidade mental, ou seja, uma pessoa demente que tem problemas mentais.

Significado de insana

O termo insana é usado de diferentes maneiras em diferentes disciplinas, como medicina, psicologia, religião, filosofia, sociologia ou ciência política. A ideia comum aos vários conceitos de insana se refere a algo “estranho” a si mesmo ou em assuntos de controles, um bem que é vendido, ou um “eu” que é estranho.

Etimologicamente derivado do termo em latim insanatio: a insanidade é a privação. Além disso, é um adjetivo pertencente a um outro estranho, alheio. O conceito de referida palavra tem mudado ao longo do tempo. Para Tomás de Aquino, insana é a posse do corpo do homem pelo diabo e a liberdade que antecede sua alienação pelo demônio possuidor. Na Idade Média, o diabo está ligado a apenas à carne de modo que o fogo liberta o espírito de seu corpo possuído. Este seria um fenômeno que anula o livre arbítrio de individual.  Thomas Aquinas atribuía lesões orgânicas a certa insanidade mental, das quais um impedimento para o uso perfeito dele segue a razão.

Já para a teologia, e mais particularmente a cristologia, dito termo é o  esvaziamento da própria vontade de ser preenchida com a vontade de Deus para responder plenamente à sua vontade. Isso tem a ver com o próprio conceito de religião ou religação.

Para a medicina, a designação de insanidade mental é uma patologia psiquiátrica ou desordem intelectual, seja temporária ou acidental permanente. Para a psicologia, é um estado mental caracterizado por uma perda do sentido de identidade, isto é, da consciência de si ou de autoreferencialidade, porque a identidade ou ego seria o poder de ser considerado um mundo exterior ou realidade sentido absoluto.

Já para a psicanálise alienação não significa necessariamente uma patologia mental. Pode ocorrer em indivíduos aparentemente saudáveis ​​e pessoas afetadas pela doença mental. A maioria das pessoas podem chegar a um estado de alienação, de insanidade mental, sob certas condições extremas. Ao contrário de psicose em que a realidade individual é substituída por um delírio, no estado de insanidade o indivíduo substitui a realidade vivida pelo discurso do outro.

Sinônimos de insana

São sinônimos de insana as seguintes palavras: louca, sem juízo.

Antônimos de insana

São antônimos de insana as seguintes palavras: sanidade, cauteloso

Exemplos de usos e frases

Um criminoso mostrou que é totalmente insano em suas palavras e antes de pagar pelo crime que cometeu vai ter que realizar um tratamento para saber de seu grau de insanidade mental, haja vista que sua insanidade parece ser muito alta.

A insana de minha professora me agrediu com palavras após eu fazer uma pergunta em respeito sua vida pessoal. Sei que como aluno não posso fazer este tipo de comentário, mas como ela perguntou sobre minha vida eu quis fazer uma pergunta simples.

Como não prender uma pessoa como Susana, ela mostrou desde o momento das entrevistas que é uma pessoa insana e que não tem controle de suas palavras. Encontra-se muito confusa em suas afirmações e sempre está em busca de respostas inexistentes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *