A palavra ouço possui sua flexão verbal proveniente do verbo ouvir, conjugado na primeira pessoa do singular do Modo Presente do Indicativo. Sua separação silábica se dá da seguinte maneira: ou-ço. Ademais, dita palavra possui 4 letras, dentre elas vogais e consoantes. As vogais são: o u, já a consoante é: c. Referida palavra pode ser escrita de outro modo, ou seja, ao contrário, ficando assim: oçuo. Seu significado pode ser escuto, ausculto, que seria o entendimento, a percepção de sons através do som obtido pelo ouvido.
Significado de ouço
Ouço é um termo que se refere à capacidade de alcançar a percepção sensorial de som. O conceito geralmente associado ao verbo ouvir, embora ele menciona o fato de atender o que foi ouvido. Em linguagem coloquial, no entanto, ambos são usados como sinônimos.
Por exemplo: Não alcança ouço o que você disse: Você poderia repetir isso, eu não acho que ouvi direito, são alguns exemplos. Alguns outros exemplos são: Depois que ouço ai sim eu posso dar minha opinião com certeza e sabedoria.
Ouço, palavra classificada no presente do indicativo, consiste em vários processos fisiológicos e também psicológicos que permitira que pessoas e animais possam ouvir e capturar aquele sons que emitem. Quando estas ondas dão acesso até os ouvidos, este tipo de processo é iniciado, inclusive nos seres humanos e também nos animais, com a diferença nos animais que estes ouvem 10 vezes a mais que o ser humano. Então, para que estes possam ouvir necessariamente terá que ocorrer a presença de vários fatores para a produção do som: ossos, de alguns nervos, também algumas células e as chamadas membranas. Numa análise geral, as vibrações que serão geradas por referidas ondas sonoras serão convertidas nos chamados impulsos nervosos e estes por sua vez são interpretados por um dos órgãos mais inteligentes do nosso corpo: o cérebro.
Por isso, para ouvir, é necessário que se trabalhe, coloque em prática o ouvido considerado interno, mas também o externo, o médio e o correto, pois as ditas ondas que emitem som fazem um caminho onde pelo ouvido externo chegará até o médio onde produzirá certa vibração na região timpanal, que são feitas no interior deste através dos ossículos. E, por fim, chega-se aos impulsos considerados nervosos que estão localizados no ouvido interno levando-os até ao cérebro, onde serão considerados e identificados como som, fazendo com que eu, você e todos nós tenhamos o privilégio de dizer: eu ouço muito bem quando falam comigo.
Sinônimos de ouço
São sinônimos de ouço as seguintes palavras: escutar, ouvir, audição.
Antônimos de ouço
São antônimos de ouço as seguintes palavras: má audição, não escutar, não ouvir.
Exemplos de usos e frases
Quando eu ouço ele cantando me enlouqueço, porque sua voz é tão doce, suave e meiga que me leva a loucura. É tão bom ouvir a pessoa que a gente ama cantando, mesmo que não a conheçamos pessoalmente.
Quando eu ouço a minha mãe me chamando por meu nome completo, fico trêmula, porque sei que coisa boa não é. E já sabendo disso, corro para o quarto e me escondo debaixo da cama bem lá no fundinho onde ela não consiga me alcançar.
Ouço é a palavra, verbo conjugada na primeira pessoa do singular do presente do indicativo. Ela nos ensina uma das formas verbais mais utilizadas dentro da língua portuguesa e para quem quer aprendê-la, basta se dedicar e estudar.