A palavra advérbio possui uma classificação gramatical como sendo um substantivo adverbial. Ademais, referida palavra possui 08 letras, dentre elas vogais e consoantes. As vogais são: i e a o já as consoantes são d v r. Por outro lado, dita palavra pode ser escrita de outro modo, ou seja, ao contrário, ficando assim: oibrévda. Além disso, dita palavra é classificada como sendo uma palavra invariável que modifica o sentido de um verbo, de um adjetivo, ou de outro advérbio, indicando circunstâncias, como de modo, lugar, tempo e intensidade

Significado de advérbio   

O advérbio é um tipo de palavra invariável que atua como o núcleo da locução adverbial, complementando um verbo, um adjetivo ou outro advérbio. Além disso, possui algumas funções sintáticas, tais como: núcleo do advérbio, o complemento circunstancial do verbo, o quantificador, grau ou suplemento adjetivo e outro quantificador advérbio. Alguns advérbios podem trabalhar dirigindo um sujeito e ao lado de uma cópula verbal, por exemplo: é divinamente bom.

Por outro lado, algumas das palavras consideradas pela gramática tradicional como advérbios podem ser consideradas em categorias separadas. Então advérbios de localização, tipo e frequência que parecem ser uma espécie natural, mas os advérbios epistêmicos parecem ser do ponto de vista da sintaxe uma classe à parte. Por exemplo, advérbios de negação em vários idiomas podem ser considerados como uma classe de epistêmico negativo. Estas palavras negativas podem atuar como núcleos chamados frase de negação que tem diferentes propriedades e requisitos sintáticos a uma locução adverbial.

Portanto, tradicionalmente, em várias línguas, os advérbios são divididos nas seguintes categorias:

Advérbios de lugar, tempo e espaço e quantidade, são eles: advérbios de lugar: aqui, lá, para cima, para baixo, perto, longe, antes de, atrás, acima, abaixo, à frente, de volta ao redor.

Advérbios de tempo: antes, depois, então, de repente, tarde, cedo, ainda, ainda, e, ontem, hoje, amanhã e sempre, nunca, jamais, em breve, ontem à noite, então, agora, como antigamente.

Advérbios de modo: boa, ruim, lento, rápido, propositadamente, pior, melhor, com precisão, lindamente. Todos que formam terminações a mente são considerados como advérbios. Advérbios de quantidade ou grau: muito pouco, muito, mais, menos, alguma coisa, também, quase, solitário, sozinho, já que ambos, tudo, nada, aproximadamente. Advérbios de afirmação: sim, bem, é verdade, certamente, na verdade, clara, precisa, de fato, com certeza, também.

Advérbios de ordem: primeiro e recentemente. Advérbios de dúvida ou hesitante: talvez, provavelmente, possivelmente, pode. Advérbios interrogativos ou exclamativos: como, quanto e onde. Outros advérbios: em verdade, corretamente, a saber; vice-versa, ao contrário, até mesmo, em conformidade

Sinônimos de advérbio

São sinônimos de advérbio as seguintes palavras: De lugar, tempo, modo e negação.

Antônimos de advérbio

São antônimos de advérbio seguintes palavras:

Exemplos de usos e frases

Uma das matérias que mais elimina os candidatos em concursos públicos é o português, haja vista que em muitas vezes as pessoas não conhece o que é um substantivo, adverbio, adjetivo ou até mesmo um verbo.

Desejo a todos meus alunos de português uma ótima prova no vestibular de domingo. Sei que tem muitos conteúdos, mas quero desejar os meus mais sinceros votos de êxito, haja vista que tem me mostrado através da prova de adverbio que tem grandes talentos.

Um dos temas que me deixa irritado nas provas de português é o tema de advérbios. Sabemos da dificuldade de muitos nesta matéria e acho que devemos estudar mais e atentar a estes impasses.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *