A palavra jegue é classificada gramaticalmente como um adjetivo de dois gêneros e também pode ser classificada como um substantivo masculino. Sua separação silábica pode se dar da seguinte maneira: je-gue, e também é admitida sua forma no plural, ficando do seguinte modo: jegues. Referida palavra possui 5 letras, dentre as quais possui vogais e consoantes. As vogais são as seguintes: e u, já as consoantes são as seguintes: g j. Tal palavra pode ser escrita também ao contrário, ficando assim: eugej. Sua denominação diz respeito a um burro pequeno, um jumento, um jerico.
Significado de jegue
O jegue ou asno é pertencente a família dos equídeos, conhecidos como ancestrais selvagens africanos de burros que foram domesticados pela primeira vez no início do milênio 3, enquanto praticamente cavalos da Eurasia, e depois pelo homem e têm sido usados como animais de carga e como um cavalo. O surgimento de máquinas agrícolas tem sido uma diminuição considerável da sua população, por isso se deu a Revolução Industrial, substituição de mão de obra humana e animal por máquinas. A palavra jegue vem do termo em latim: asinus, que também é usado em seu nome científico para subespécie doméstica. Os termos também latinos designam seu gênero e espécie, o conhecido equus africanus, literalmente significando um cavalo africano. A palavra jegue também conhecida como burricus é uma regressiva latina que significa derivados de “little horse”, ao passo que o cavalo castrado foi usado para puxar ou transportar cargas de mantimentos de povos do passado, porém, em algumas cidadezinhas muito pequenas ainda são encontrados tais jegues puxando tais cargas. Os jegues sao classificados na ordem dos perissodactyla, pertencente à família dos equídeos, que também pertencem ao cavalo, ao burro, ao asno, etc. Os jegues variam consideravelmente de tamanho. A maioria dos jegues domésticos têm um tamanho de entre 0,9 e 1,4 m de altura, embora haja variedades mais antigas como as raças andaluz cordovão e zamora-leon que podem exceder 1,6 m. O jegue catalão atinge 1,65 m. A cor e o comprimento de seu pelo também é muito variável. Um jegue pode ser cruzado com uma égua e produzir uma mula, os cavalos e burros são híbridos e são quase sempre estéril porque jegues têm 62 cromossomos, enquanto os cavalos têm 64, de modo que os híbridos têm um número ímpar, 63, dificultando a formação de gametas funcionais.
Sinônimos de jegue
São sinônimos de jegues as seguintes palavras: burro, asno, burrico, burrinho, jerico.
Exemplos de usos e frases
Quando eu era pequena, meu pai todo dia de sábado ia fazer compras no supermercado do Dodô. Como nós não tínhamos carro, ele sempre trazia as mercadoria no saudoso jegue Zezé.
Hoje em dia, após a Revolução Industrial tudo o que se vê é automação no sentindo tecnológico, ou seja, já não se vê mais animais sendo utilizados para a carga de mercadorias, como exemplo, o jegue.
O jegue é um animal pequeno, muito similar ao asno, porém, alguns sempre tem uma cor diferente uns dos outros.