Composto morfologicamente pela flexão verbal fingir, finjo está conjugado na 1ª pessoa do singular do Modo Presente do Indicativo. Além disso, sua separação silábica se dá da seguinte maneira: fin-jo. Ademais, em sua formação estrutural, esta possui 5 letras, dentre elas apresenta-se as vogais: i o, além das consoantes: f j n. Por outro lado, referida palavra pode ser escrita da ao forma contrário: ojnif.
Significado de finjo
Para muitos finjo é conhecida com uma pessoa que aparenta ou que simula algo ou até mesmo uma situação. Por ser proveniente do verbo fingir, este é classificado gramaticalmente como um verbo transitivo, onde uma pessoa pode enganar a outra, fantasiar uma situação, inventar uma história, fingindo uma alegria até mesmo no sorriso.
De outro modo, pode ter como sinônimo uma pessoa que se da por vias de se aparentar, vulgarmente conhecido como uma pessoa “que se acha”, que quer aparentar o que não é fingindo ser o que não é. Para muitos é classificado como uma pessoa que se quer passar por situações que não passou ou por condições sociais e econômicas que não possui, se fingindo de desinteressado, que não tem interesse.
No âmbito da física é conhecida por hipóteses que compõe uma famosa frase usada por Isaac Newton em seu julgamento Geral Scholium, publicada na terceira edição de seu Philosophiae Naturalis Principia Mathematica: “ Não finjo uma hipótese”, esta foi sua resposta para aqueles que o haviam desafiado a dar uma explicação das causas da gravidade em vez de dar apenas os princípios matemáticos da cinética.
Juntamente com a navalha de Occam, que eram citações de Newton, que podem ser consideradas uma partida do conceito aristotélico de filosofia natural. Ironicamente, Newton estava obcecado com as causas da gravidade, e propôs a existência de um éter em muitos dos trabalhos não publicados para resolver o problema da ação à distância, por isso toda a repercussão.
Pode ser também a representação de uma coisa que não é verdade para alguém que possa criá-lo: Como exemplo temos: Eu finjo uma grande dor de cabeça para não ir à escola. Ou pode usado como na forma feminina finja, porém, já não se admite na sua forma no plural. Pode usado também com como verdadeira ou irreal, aquilo que é imaginado, que simula, que finge acreditar em algo que não é verdade por fatos ou fingir até mesmo palavras de amor.
Sinônimos de finjo
São sinônimos da palavra finjo: aparentar, simular, fingir, dissumular.
Exemplos de usos e frases
Cláudia Leite se manifestou acerca da polêmica, utilizando a rede social Twitter e disse: Eu adorei meu figurino que usei na copa do mundo, porém, não finjo que a maioria dos brasileiros não gostaram.
Tento ganhar dinheiro como posso, porém, muitas vezes finjo que tenho mais dinheiro do que aparento ter, apenas para impressionar.
Entrei no restaurante e ali estava ela. O coração disparou, mas finjo não a ter visto porque não quero que ela saiba que eu a amo.