A palavra sheik possui uma classificação gramatical como sendo um substantivo masculino. Ademais, referida palavra possui 05 letras, dentre elas vogais e consoantes. As vogais são: e i, já as consoantes são: s h k. Por outro lado, dita palavra pode ser escrita de outro modo, ou seja, ao contrário, ficando assim: kiehs. Além disso, dita palavra é classificada como uma pessoa de origem muçulmana e que possui todo o controle, toda a chefia, diz-se assim, do território ou local onde vivem. Por outro lado, é considerado com um deus para o seu povo.

Significado de sheik

A palavra sheik é proveniente do árabe: شيخ que significa velho. É um título de origem árabe aplicada a líderes religiosos ou políticos a nível local, etimologicamente comparáveis ​​ao arquétipo do velho sábio. Tal palavra é usada em vários idiomas, inclusive no castelhano sheikh, que é derivada do árabe shaykh ou então escrito assim: shaykh, onde se encontra alguns problemas, porque o seu significado é mais estreito do que o termo árabe. Além disso, dentro da língua portuguesa também é aceito referido termo escrito desse modo: xeique. Entre os muçulmanos e outros povos orientais superiores, o sheik é tido como soberano e assemelha-se ao senhor feudal. Popularmente, geralmente é associado à imagem dos chefes beduínos e potentados da península Arábica.

Em termos gerais, um sheik é uma pessoa respeitada por causa de sua idade ou seu conhecimento. No Islã, muitas vezes designa genericamente os homens versados ​​na religião (como alfaquíes, os ulemás e os muftis, etc.). Em uma irmandade sufi, o sheik é o mestre espiritual. Cristãos árabes também tendem a estar neste mesmo caminho. Também é o chefe de uma tribo de beduínos na Península Arábica, e foi usado como o título oficial para os monarcas de Kuwait até que este Estado se juntou a Liga Árabe em 1961 e adotou o nome emirado, onde os seus líderes, em seguida, eram chamados de emires e príncipes.

Por outro lado, no tratamento dado aos povos do Golfo Pérsico, este termo é usado para se referir a pessoas de destaque, principalmente os políticos ou empresários de alto escalão (nesses casos, é muitas vezes usado em português a palavra xeique). Na Argélia um sheik é uma obra-prima em certas formas de cantar. O mais conhecido fora das suas fronteiras é o Cheikha Remitti. Muitas vezes, o título é usado como um mero tratamento cedido a pessoas mais velhas. No entanto, seu uso é delicado, porque em certos contextos pode ser usado para ver alguém que é ou parece ser antigo. Em muitos lugares (ambos os países muçulmanos árabes e não árabes) tornou-se comum utilizar este nome. Já na África Ocidental, eles são amplamente utilizados.

Sinônimos de sheik

São sinônimos de sheik as seguintes palavras: homem, muçulmano, sábio, velho

Antônimos de sheik

São antônimos de sheik as seguintes palavras:  burro, sem sabedoria, jovem

Exemplos de usos e frases

O sheik é um ser considerado muito sábio para o seu povo. É para ele que quando alguém tem alguma dúvida ou pendência a resolver pergunta, as retira.

O sheik é encontrado em países muçulmanos, tais como o Afeganistão, Iraque e Irão. Eles são conhecidos por homens velhos e sábios.

Há pessoas que deveriam ter a sabedoria de um sheik, no entanto, ficam falando asneiras e mais asneiras pelo mundo a fora, como se todas as pessoas fossem obrigadas a ouvi-las.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *