A palavra aftas possui uma classificação gramatical sendo um substantivo feminino. Ademais, referida palavra possui 05 letras, dentre elas vogais e consoantes. As vogais são: a já as consoantes são: f t s. Por outro lado, dita palavra pode ser escrita de outro modo, ou seja, ao contrário, ficando assim: satfa. Além disso, dita palavra pode ser uma lesão superficial de uma mucosa, especialmente a da boca. Ademais é causada por baixa resistência e também de forma viral.
Significado de aftas
A palavra aftas é proveniente etimologicamente do termo ἄφθαι grego antigo aphtai, que significa queimar. É um orifício pequeno, redondo, vermelho-branco e com borda similar a uma úlcera bem definida; de origem desconhecida, que ocorre no decurso de certas doenças. É formada no revestimento da boca ou de outras partes do trato digestivo ou na mucosa genital; como a apresentação mais comum é a orofaringe, muitas vezes é usada em um sentido mais restrito, referindo-se apenas a sapinhos bucais.
A boca ou candidíase oral ou estomatite aftosa ou aftas é uma lesão na mucosa que provoca uma erosão, como uma pequena ferida que geralmente está localizada na mucosa oral. É plana e cercada por uma área de bordas de eritema. No âmbito da epidemiologia as aftas são uma das lesões mais comuns da cavidade oral com uma prevalência entre 5 e 80% do população. Além disso, aparece com grande frequência entre as crianças e adolescentes, especialmente entre 10 e 19 anos de idade.
Já sua etiologia denota a inflamação aguda cuja causa frequentemente é atribuída a alergia a nozes, chocolates e irritantes, como citros, café e batatas, embora a retirada desses elementos nem sempre previnem tais recorrências. Também tem sido demonstrado o papel contribuinte de stress e desnutrição (nos seus tipos diferentes) para desenvolver aftas.
Por outro lado, as úlceras aftosas podem estar associadas com doenças inflamatórias do intestino, doença de Behcet, mononucleose infecciosa e febre de longa duração. Ademais, alguns a conhecem como sapinhos que sempre estão localizadas perto das amígdalas. A estomatite aftosa apresenta-se com uma ou mais lesões cobertas com uma camada amarelada em uma base vermelha, que tendem a doer e crescer. Normalmente associada com febre, na maioria das vezes possuem aspecto de uma ferida. Geralmente começam com uma sensação de queimadura no local da úlcera bem no seu fundo. Depois de vários dias de progresso ocorre o inchaço que se torna uma colite. A área de cor cinzenta, branca ou amarelada se deve à formação de fibrina, uma doença associada com a proteína de coagulação do sangue.
O diagnóstico diferencial para as aftas são: como esta pode ser confundido com herpes simples, causada pelo vírus herpes hominis, mas não relacionado, as herpes orais por sua vez ocorrem principalmente em pequenas vesículas dolorosas nos lábios e são contagiosas, no entanto, as aftas aparecem na área interna dos lábios, bochechas, gengivas ou língua, e não são contagiosas. O uso de um antisséptico bucal e pomadas antibióticas-hidrocortisona antimicrobianas suaves reduzem a dor e promovem a cura. A hidrocortisona é particularmente útil em uma base adesiva. Indiretamente, elas podem ser úteis sedativos, analgésicos e vitaminas.
Sinônimos de aftas
São sinônimos de aftas as seguintes palavras: úlcera, ferida.
Antônimos de aftas
São antônimos de aftas as seguintes palavras: Sem úlcera.
Exemplos de usos e frases
Um remédio bom para prevenção de aftas é evitar tomar no mesmo copo que outras pessoas. Haja vista que o compartimento de utensílios passa não somente aftas, mas outras coisas.
Depois de seis dias com dores na região apical do pênis o garoto de vinte e dois anos procurou a unidade para saber o que teria que fazer para curar uma afta na região do pênis.
Uma afta leva de seis a sete dias para ter a cura completa. Sendo assim, muitas aftas causam incômodos como: dores, inchaço, hiperemia e prurido local.