A palavra odeio possui uma classificação gramatical sendo um verbo transitivo. Ademais, referida palavra possui 05 letras, dentre elas vogais e consoantes. As vogais são: o e i já as consoantes são: d. Por outro lado, dita palavra pode ser escrita de outro modo, ou seja, ao contrário, ficando assim: oiedo. Além disso, dita palavra pode ser a manifestação de algo que você não gosta de nenhuma maneira. Neste caso a esta palavra é usada de forma agressiva de aversão a alguma coisa.

Significado de odeio

A palavra odeio é proveniente do verbo odiar. Tanto a grande maioria das religiões, como filosofias não espirituais, chegam ao acordo sobre o termo odeio, odiar, ódio como um pecado ou uma emoção mal, ou contradizem os mandatos dos Deuses ou não mais do que trazem calamidades. Entretanto, apesar deste aviso onipresente, ambas as crenças religiosas e os ateus ou agnósticos fazem reflexões, raramente advertem que aquele a quem eu odeio é um sentimento que denota como um parasita emocional que alimenta a energia para engordar nossa costa e no melhor dos casos, completar inutilmente menos felicidade e menos desgraça.

O ódio mesmo deixando de lado os preceitos religiosos, posições éticas, morais ou sociais é, na prática, uma emoção inútil. Ineficaz. Sendo friamente pragmático, pode-se dizer, sem medo que para sentir ódio não é necessário que qualquer desempenho tangível ocorra, bastando apenas uma conduta humana. Na verdade, todos os seres humanos não podem fingir se comportar como anjos, que nunca disseram: Eu odeio fulano! Pelo contrário, é mais do que provável que em algum momento, qualquer um diga ou sinta uma profunda raiva em direção a algo ou alguém.

O ponto é que, depois de detectar que há esse sentimento de ódio, é necessário fazer o possível para escapar deste mal que consome. E, uma vez que é aceito que o ser humano sente ódio por alguém ou alguma coisa na ocasião, tocaria perguntar: E isso serve para quê? O que é o ódio que sinto por fulano? É bom que eu odeie ele? O que me traz e o que me leva a pensar nisso? E aqui vem a pergunta chave a isso, porque, por mais que alguém odeie a alguém, que está pessoa vai seguir tranquila enquanto você queima por dentro de raiva.

Logo, o termo odeio é expressado através de uma emoção violenta que  rouba a paz e a capacidade de desfrutar das demais coisas. Sentir o ódio é como sofrer uma úlcera: É impossível se concentrar em alguma coisa boa, é impossível experimentar outra coisa senão o estômago se contorcer até que se tenha que tomar um antiácido contra dor. Então, sim, uma vez alcançada a paz, pode-se continuar a vida e desfrutar de coisas que se gosta.

Bem, aqui está o paradoxo de ódio: o ódio é uma emoção que  pessoa se sentir doente, porque querer algo ou alguém, coisas ruins acontecem, contanto que algo ou alguém viva a salvo da raiva não experimente o errado.

Sinônimos de odeio

São sinônimos de odeio as seguintes palavras: abomino, detesto e execro.

Antônimos de odeio

São antônimos de odeio as seguintes palavras: amor, alegria.

Exemplos de usos e frases

Eu odeio jogar futebol, em campos que sejam muito grande, sendo assim, em muitas vezes podemos dizer que na maioria das vezes um atleta consegue mostrar sua habilidade de forma muito expressiva.

Uma briga entre duas amigas foi presenciada por uma câmera e com uma com voz forte, ambas chamavam uma a outra de idiota e o começo da briga foi  quando uma disse que odiava a outra e o termo odeia foi o principio da briga.

Ela odeia seu ex-marido e faz questão de deixar claro para o maior número de pessoas possível. O motivo desta raiva foi uma traição que deixou uma sequela grave na mulher.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *