A palavra acentos possui uma classificação gramatical sendo um substantivo masculino. Ademais, referida palavra possui 06 letras, dentre elas vogais e consoantes. As vogais são: a e o já as consoantes são: c n t. Por outro lado, dita palavra pode ser escrita de outro modo, ou seja, ao contrário, ficando assim: sotneca. Além disso, dita palavra pode ser um destaque sonoro que uma sílaba ou uma palavra possui, quando comparada com outra, num mesmo discurso. Na ortografia pode ser um sinal gráfico utilizado sobre uma vogal para indicar a maneira como deve ser pronunciada, tendo em conta a intensidade ou o timbre; acento circunflexo; acento agudo.
Significado de acentos
A palavra acento provém etimologicamente do latim accentus.us. Sabe-se que referido termo é usado coom forma de símbolo por escrito para marcar algumas palavras, por exemplo, proparoxítonas ou aguda (ou seja, elas são acentuados na primeira sílaba quando a palavra tem mais de três sílabas ou são acentuadas na última sílaba, respectivamente). Além de ser usados também nas palavras graves (aquelas que são acentuados na primeira sílaba quando uma palavra de duas ou três sílabas ou sílaba do meio quando se tem mais de três sílabas) geralmente, nestas, não se usam acentos.
É importante notar aqui que todas as palavras têm um acento. O acento é a entonação ou poder que é dado a uma parte da palavra, mais especificamente a uma sílaba quando se fala. No entanto, o acento nada mais é que a representação gráfica de algumas palavras. Além disso, sua função é marcar onde é a acentuação da palavra no caso de palavras que têm um forte sotaque e exigem uma maior ênfase na pronúncia. O acento é sempre representado como uma linha que é colocado em diagonal sobre a letra da sílaba tônica.
De acordo com cada língua, podem existir vários tipos e entonações de acentos. Enquanto, por exemplo, o inglês não possui muito acento, outras línguas, como espanhol sim. Para os franceses, por exemplo, não só encontramos o acento (também conhecido como acento agudo), mas também o acento grave (o mesmo sotaque, mas inclinado em direção ao outro lado) e o acento circunflexo que é representado como a união dos dois acentos.
Normalmente, o termo acima é usado quando se refere ao sotaque alemão, que está localizado nas vogais de acordo com as regras de acentuação. Assim, as vogais acentuadas são as seguintes: “uma”, “e”, “i”, “o” e “u”. Uma regra de acentuação indica que todos as proparoxítonas (acentuados na penúltima sílaba) se acentua. Portanto, este sinal deve ser incluído nos termos “bússola”, “perímetro”, “sílaba”
Palavras graves (acentuadas na penúltima sílaba) devem levar acentos quando não terminam em vogal, S ou N: açúcar, mármore. O acento, por outro lado, sempre aparece em palavras afiadas (acentuados na última sílaba) terminados em vogal, S ou N, “música”, “sofá”. É importante ressaltar que há certas circunstâncias especiais que modificam estas regras.
Por outro lado, portanto, se cometemos o erro de escrever “bussola” (sem acento) em vez de “bússola” ou “arvore” (sem acento) em vez de “árvore”, vamos incorrem em erros.
Sinônimos de acentos
São sinônimos de acentos as seguintes palavras: expressão, inflexão, timbre e tom.
Antônimos de acentos
São antônimos de acentos as seguintes palavras: Flexão, sem acento.
Exemplos de usos e frases
Os acentos da sala de cinema estão cada dia mais confortáveis e neste mesmo sentido iremos chamar mais amigos com objetivos de fazer propagandas.
Os acentos na língua portuguesa é o mais difícil de todos e na maioria das vezes quando uma pessoa quer aprender o português primeiro pede para aprender as pontuações.
Os acentos circunflexo e agudo são distintos e podem ser notado as diferenças quando falamos uma palavra. No caso no vovô e vovó é muito claro esta diferença.