A palavra paz armada possui uma classificação gramatical um substantivo feminino. Ademais, referida palavra possui 09 letras, dentre elas vogais e consoantes. As vogais são: a, já as consoantes são: p z r m d. Por outro lado, dita palavra pode ser escrita de outro modo, ou seja, ao contrário, ficando assim: adamrazap. Além disso, dita palavra é considerada como um período da história na política entre os de 1870 a 1914.

Significado de paz armada

O termo paz armada foi um período da história política da Europa que se estende desde o fim da Guerra Franco-Prussiana até o início da Primeira Guerra Mundial e é caracterizada pelo forte desenvolvimento da indústria de guerra e dos poderes e das crescentes tensões nas relações internacionais, ocorrido no período de (1870-1914). Além disso, esta corrida armamentista entre as potências europeias ajudou o crescimento da Belle Epoque do final do século XIX que foi uma das causas mais notórias da Primeira Guerra Mundial. Contínuas tensões entre estados por causa de conflitos nacionalistas e imperialistas resultaram em que cada Estado atribuísse grande quantidade de investimento de capital na indústria do armamento e do fortalecimento do exército, tudo isto com os gastos militares excessivos que levaria eventualmente à falências nacionais.

Por outro lado, a política do tempo foi baseada na ideia expressa pela máxima latina, como bustamante “Si vis pacem, para bellum”, que significa: Se queres a paz, se prepara a guerra. Isto resultou em um complexo, reintegrado, de um sistema de alianças em que as nações estavam em conflito, sem estarem em guerra. Na mesma linha de raciocínio, a Grã-Bretanha foi o país mais poderoso do mundo. Em termos de economia e poder militar, a sua posição não tinha concorrência naquele tempo, e nem tampouco ameaçava a sua posição. Um potencial concorrente foi a Alemanha, uma potência europeia muito menor e que, por enquanto, nenhuma ameaçava a supremacia industrial e militar da Grã-Bretanha, comparada a dimensão da economia britânica que era cerca de três vezes maior do que a da economia alemã.

Entretanto, em 1903 a Alemanha era um país desenvolvido, alterando substancialmente o equilíbrio de poder que existia na Europa, o tamanho da economia alemã tinha experimentado um crescimento rápido e havia sido sustentado durante o último terço do século XIX e foi a segunda maior economia da Europa. Também em termos de poderio militar do exército e da marinha da Alemanha, essas tiveram forte crescimento e se tornaram o exército mais forte da Europa continental, onde todas essas mudanças geopolíticas tinham provocado uma rivalidade política, econômica e estratégica entre a Grã-Bretanha e Alemanha que levou a uma corrida armamentista feroz realizada por ambos os países.

Por fim, há que se dizer que o nacionalismo, por sua vez, foi considerado como uma ideologia, mas também como um movimento social e político dentro do movimento da paz armada que ocorreu com o próprio conceito de nação da idade contemporânea desde o fim do século XVIII.

Sinônimos de paz armada

São sinônimos de paz armada as seguintes palavras: revolução, paz, nacionalismo

Antônimos de paz armada

São antônimos de paz armada as seguintes palavras: guerra

Exemplos de usos e frases

A paz armada foi um conflito que ocorreu no fim da Guerra Franco-Prussiana.

A paz armada é caracterizada pelo forte desenvolvimento da indústria de guerra e dos poderes e das crescentes tensões nas relações internacionais.

O termo paz armada é estudada no âmbito das relações exteriores, mas também nos livros de história.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *