A palavra substrato possui uma classificação gramatical um substantivo masculino. Ademais, referida palavra possui 09 letras, dentre elas vogais e consoantes. As vogais são: u a o, já as consoantes são: s b t r. Por outro lado, dita palavra pode ser escrita de outro modo, ou seja, ao contrário, ficando assim: otartsbus. Além disso, dita palavra é considerada como um certo tipo de influência, conjunto de elementos que formam parte de uma entidade.
Significado de substrato
A palavra substrato é considerada como uma camada por trás de outra e que é capaz de exercer alguma influência. A ideia de estrato, além disso, se refere a uma camada ou nível de alguma coisa, ou o conjunto de elementos que se integra com outros pré-requisitos para a formação de uma entidade. Além disso, referida palavra pode ser usada em diferentes conceitos, tais como para a ecologia, onde o substrato é parte do biótopo (área de condições ambientais uniformes), em que alguns seres vivos desenvolvem suas funções vitais e conseguem se relacionar entre si. Já para a biologia, o conceito está ligado à superfície do substrato sobre o qual um animal ou uma planta é composto de duas vidas bióticas e abióticas.
Ademais, dito termo substrato pode também ser uma espécie química que é considerada como o objeto da ação de um ou mais reagentes; por exemplo, um composto convertido pela ação de um catalisador. Na bioquímica, por sua vez, é uma molécula sobre a qual uma enzima atua. Em outras palavras, as enzimas são responsáveis por catalisar reações químicas envolvendo um substrato. A ligação entre a enzima e o substrato forma um complexo.
No campo linguístico finalmente refere-se à gramática, influências linguísticas lexicais e fonéticas exercidas sobre o outro. Estas influências são comuns quando um povo é conquistado ou invadido por outra língua e nela originalmente há a influência da linguagem que vai substituí-la. O fenômeno oposto é denominado como superstrato. Para entender o conceito de substrato linguístico este é frequentemente citado no domínio dos romanos na Península Ibérica, o que significava que as línguas indígenas desapareciam do território, com exceção do basco. Apesar disso, há muitas características que se mantiveram como substrato em português; Alguns estudiosos acreditam que a rejeição da língua basca para a pronúncia do “f” foi responsável pelo desaparecimento da inicial latina, que passou por uma evolução que levou a um “h” (Formica tornou-se em formiga), eventualmente um avance.
Por outro lado, a diversidade muito interessante que apresenta a evolução do latim nas regiões da Europa Latina, entre as mais atuais, tais como: Espanha, Itália, Romênia, França e Portugal. Para explicar esse fenômeno, as línguas românicas são baseadas na teoria de substrato linguístico, uma vez que todos estes territórios tinham suas próprias línguas antes da conquista, e eles eram todos diferentes. A teoria é que quando o latim foi imposto como uma segunda língua, cada povo a aprendeu usando as ferramentas fonéticas e gramaticais de seu próprio idioma original, geralmente diferente do latim, razão pela qual parte dela prevaleceu sobre o idioma novo.
Sinônimos de substrato
São sinônimos de substrato as seguintes palavras: molécula, resíduo, componente
Antônimos de substrato
São antônimos de substrato as seguintes palavras: separação
Exemplos de usos e frases
A palavra substrato refere-se ao nível de alguma coisa, conjunto de elementos que se integra com outros pré-requisitos.
No âmbito da química, o substrato é a espécie química considerada como o objeto da ação de um ou mais reagentes.
No campo da linguística, o substrato refere-se à gramática, influências linguísticas lexicais e as fonéticas exercidas sobre o outro.