A palavra gótico possui uma classificação gramatical sendo um adjetivo. Ademais, referida palavra possui 06 letras, dentre elas vogais e consoantes. As vogais são: i o já as consoantes são: g t c. Por outro lado, dita palavra pode ser escrita de outro modo, ou seja, ao contrário, ficando assim: ocitóg. Além disso, dita palavra pode ser aquilo que designa o que é proveniente, relativo, criado ou usado pelos Godos, o povo germânico. O termo ganhou também a conotação de duro ou bárbaro, e desde o século XVIII.
Significado de gótico
A palavra gótico é um termo de origem latina gothicus. Além disso, gótico é classificado como um adjetivo que refere-se a algo pertencente ou relativo a godos. Esta foi uma cidade que estava por trás da fronteira oriental do Império Romano e foi parte do grupo de romanos bárbaros. Ademais, dito termo foi cunhado pelo estudioso de Florença, Vasari, que numa biografia de pintores toscanos incluiu uma seção sobre a arte da Idade Média. Desde então, o termo foi usado pejorativamente para se referir à arquitetura pré-renascentista, que foi caracterizada por elementos presentes “indignos”, em contraste absoluto com o estilo arquitetônico clássico com racionalidade e sentido. Na arquitetura gótica que tinha nomes diferentes, tais como francigenum opus (estilo francês) ou gótico tardio, foi assim chamado na Espanha por esses estilos elisabetano e plateresco.
Por outro lado, nos dias atuais é conhecido como a arte gótica desenvolvida na Europa entre os séculos XII e do Renascimento. Este gênero tem várias semelhanças com seu antecessor (românico), através do domínio da religião e design intemporal das obras. No entanto, as catedrais góticas eram lugares claros e brilhantes, ao contrário das igrejas românicas que eram sombrias e escuras. A concepção de gótico, entretanto, mudou com os tempos. Com a revitalização do medievalismo que teve lugar durante o período romântico, o gótico tornou-se associado com o mórbido e sinistro.
Atualmente, há uma subcultura gótica que ganhou grande impulso a partir de final dos anos 70 no Reino Unido e logo se espalhou ao redor do mundo. Na literatura e filmes de terror são suas principais influências, que se refletem na roupa (ligada à Renascença), penteados, maquiagem e até mesmo no gosto musical. É ainda considerado como uma noção que está associada à escuridão ou a música triste e melancólica. Aqueles que se sentem identificados com este movimento tanto homens quanto mulheres muitas vezes andróginos fazem maquiagem iguais, com destaque para o rosto pálido e com o uso de esmalte preto, porque o preto é a cor favorita deste grupo.
Já no que diz respeito à literatura, dita palavra é conhecida como ficção gótica, um gênero literário em que o terror e a escuridão se misturam. Acredita-se que o primeiro romance do gênero foi “O Castelo de Otranto”, de Horace Walpole, publicado pela primeira vez em meados do século XVIII. A partir daí foram muitos autores que se juntaram a este estilo por suas contribuições para o crescimento do gênero.
Sinônimos de gótico
São sinônimos de gótico as seguintes palavras: cultural
Antônimos de gótico
São antônimos de gótico as seguintes palavras:
Exemplos de usos e frases
O gótico é conhecido como uma cultura advinda desde o renascentismo, ou seja, não é de hoje que se vê essas características num grupo.
Algumas pessoas consideram que os góticos são pessoas esquisitas e sinistras, no entanto, não passa de uma cultura que tem seus hábitos peculiares.
Nunca tive um amigo gótico. Na verdade, não sei muito bem quais são seus gostos e pensamentos. Tudo o que eu sei é que são bem claros e usam roupas e maquiagem escura.