A palavra crônica possui uma classificação gramatical sendo um substantivo feminino. Ademais, referida palavra possui 07 letras, dentre elas vogais e consoantes. As vogais são: o i a já as consoantes são: r c n. Por outro lado, dita palavra pode ser escrita de outro modo, ou seja, ao contrário, ficando assim: acinôrc. Além disso, dita palavra pode ser uma coletânea de fatos históricos, de narrações em ordem cronológica. Conjunto de notícias que circulam sobre pessoas, crônica mundana. Seção de um jornal em que são comentados os fatos, as notícias do dia: crônica política, teatral.
Significado de crônica
O termo crônica tem sua origem no latim chronica, cuja história tem sido etimológica no grego biblios ou kronika. O termo refere-se a uma história que narra os eventos de acordo com sua organização cronológica. Por exemplo: “Quando comecei a ler as crônicas de Marco Polo, fiquei fascinado”, “O jornal The Evening publicou uma crônica interessante sobre o jogo de ontem”, “As Crônicas do presidente uruguaio retiro-o ofuscado do palanque” .
Além disso, a crônica é um gênero que é um pouco difícil de definir, mas poderia se pode dizer que existem dois tipos de crônica: a jornalística e outra literária. Ambas são caracterizadas por recontar eventos que aconteceram numa ordem. Na primeira há algo que não é negociável, que não deve conter ainda nenhuma grama de fantasia. Na segunda se pode dar ao luxo de incluir uma ficção. Em ambos os casos, há a responsável por recolher e narrar eventos e tal pessoa é conhecida, portanto, como sendo um cronista. Neste sentido, os cronistas foram os autores que, após a chegada dos europeus na América, foram dedicados a descrever os costumes dos nativos que habitavam solo americano.
Por outro lado, dito termo como notícia é publicada em diferentes meios de comunicação (jornais, revistas, televisão ou rádio) e assuntos correntes; ao passo que quando se trata de uma caixa de texto dentro do gênero, diz a situações reais ou fictícias na ordem em que aconteceu, real ou imaginária, com base em depoimentos de testemunhas reais ou fictícias.
Já a notícia e gênero, são considerados como o estilo jornalístico mais abundante em jornais e meios de comunicação, cujas características estão relacionadas com a prestação de informações de forma clara e sem o uso de ficção ou recursos expressivos para se fazer. É um tipo de escrita direta, que coloca de lado os aspectos emocionais das partes e em que o eixo gira em torno dos eventos a serem mencionados. Há, no entanto, muitas contradições quanto às características que os autores dizem que deve ter um texto, existem de fato opiniões altamente contraditórias que não esclarecem nada a ideia da fundação deste gênero. Por exemplo, enquanto alguns acreditam que a crônica é o gênero jornalístico que informa, outros observam que é o mais opinativo ou editorial.
Por fim, no âmbito da medicina, deve notar-se que existem outros sentidos do termo, entre os quais é dado a um a partir do ponto de vista médico. Quando o termo é aplicado a uma doença ou enfermidade, o conceito de crônica vem do latim chronicus e refere-se ao que é comum ou permanece no tempo. É chamada de doença crônica, portanto, uma doença cuja cura não pode antecipar, por isso vai permanecer no corpo do paciente, ou seja, é algo que não tem cura, como a diabetes crônica.
Sinônimos de crônica
São sinônimos de crônica as seguintes palavras: Noticias, seção
Antônimos de crônica
São antônimos de crônica as seguintes palavras: conto.
Exemplos de usos e frases
Como professor de literatura da USP, o professor Jorge tem grande potencial para falar em crônicas e de literatura.
A crônica é um tipo de texto que somente especialistas conseguem fazer bem.
A aluna do curso de letras ganhou o concurso como a melhor crônica da região.