A palavra ódio possui uma classificação gramatical sendo um substantivo feminino, referida palavra possui 04 letras, dentre elas vogais e consoantes. As vogais são: o i já as consoantes são: d. Por outro lado, dita palavra pode ser escrita de outro modo, ou seja, ao contrário, ficando assim: oidó. Além disso, dita palavra pode ser um sentimento de profunda inimizade, paixão que conduz ao mal e que se faz ou se deseja a outrem. Ira contida, rancor violento e duradouro.
Significado de ódio
A palavra ódio é considerada como um sentimento muito negativo, sendo que a pessoa sente uma profunda antipatia, um desgosto imenso e aversão, repugna uma amizade ou repulsa uma relação de proximidade. Na forma mais simples pode ser definida como antipatia e aversão a algo ou alguém cujos desejos são maus. Ela vem do termo em latim odius.
Além disso, dito termo é considerado como um sentimento negativo, um desgosto, inimizade ou repulsão em relação a uma pessoa, coisa, situação ou fenômeno e o desejo de evitar, limitar ou destruir o que ele odeia. Também o representa tudo aquilo que pode ser baseado no medo de não conseguir atingir o alvo, ou ir para além das consequências negativas de interação com ele. Por outro lado, este é frequentemente descrito como um sentimento oposto ao amor ou a amizade. Autores como Elie Wiesel, consideram que a indiferença é um sentimento oposto ao amor, podendo gerar sentimentos de destruição, mas também destruição do equilíbrio harmônico e, ocasionalmente, a auto destruição, embora a maioria das pessoas possa, eventualmente, odiar algo ou alguém e não necessariamente sentir estes efeitos de auto destruição.
Coloquialmente muitas vezes se fala de “ódio” para se referir a coisas que simplesmente não gostam, como um estilo de arquitetura, uma classe de pessoas, um clima, um filme ruim, o próprio trabalho, ou qualquer tipo de alimento. Também muitas vezes dito termo é usado para descrever sentimentos de preconceito contra um grupo particular de pessoas, tais como racismo, preconceito religioso ou contra os homossexuais. Os crimes de ódio são crimes cometidos na maioria das vezes contra a própria pessoa em si, ou seja, a pessoa que está possuída por este sentimento sente raiva de todo o grupo. Isto não é considerado socialmente aceitável, porque a cultura de hoje rejeita a punição coletiva e insiste em que as pessoas sejam tratadas como indivíduos, não como membros de um grupo, porque o ódio muitas vezes é um prelúdio à violência. Antes da guerra, muitas vezes é útil para ensinar as pessoas a odiar outra nação ou um regime político. É comum para incutir nos soldados, culminando um ódio ao inimigo para perturbar as realidades a fim de alcançar dito sentimento, deformando suas fraquezas, suas ameaças e sua realidade objetiva.
O nazismo é um exemplo claro de que o ódio procurou ser aumentado na sociedade alemã já que se sentia contra os judeus e que levou a um massacre de enormes proporções.
Sinônimos de ódio
São sinônimos de ódio as seguintes palavras: odiosidade, raiva, rancor, repugnância, repulsa e sanha
Antônimos de ódio
São antônimos de ódio as seguintes palavras: apego.
Exemplos de usos e frases
O ódio que propagou pela nação Americana depois do atentado foi algo muito assustador.
O ódio é algo natural no coração do homem, mas Deus deixou o perdão para que tenha a paz neste mundo.
Depois de muito tempo na área do futebol o jogador refere ter ódio dos jogadores da Argentina por não respeitar a nação brasileira.