A palavra diodo possui uma classificação gramatical sendo um substantivo masculino. Referida palavra possui 05 letras, dentre elas vogais e consoantes. As vogais são: o i já as consoantes são: d. Por outro lado, dita palavra pode ser escrita de outro modo, ou seja, ao contrário, ficando assim: odoid. Além disso, dita palavra pode ser algo que faz parte da eletricidade. Ou seja, é uma válvula eletrônica de dois elementos (placa e filamento).
Significado de diodo
Um diodo é uma válvula eletrônica que tem um ânodo e um cátodo frio aquecido e cuja utilização se destina a corrigir algum defeito eletrônico. Além disso, como dispositivo semicondutor permite a passagem de corrente elétrica numa direção e tem as mesmas características que qualquer interruptor. Também é comum ser usado para o mesmo retificador e chamá-lo desse modo, pois é um dispositivo capaz de suprimir essa parte negativa de apresentar qualquer sinal, em princípio, para então transformar uma corrente alternada em corrente contínua.
Ademais, sua operação se dá devido ao inventor americano popular Lee De Forest, onde John Fleming tomou alguns princípios para o aperfeiçoamento do seu desenvolvimento. Os primeiros diodos eram válvulas ou tubos de vácuo que foram chamados válvulas térmicas, e foram construídas por dois eletrodos cercados por vácuo em um tubo de vidro, muito semelhante às lâmpadas incandescentes. Entre as aplicações mais comuns de diodo incluem: retificador de meia-onda (o circuito mais simples pode ser construído com um diodo que elimina a parte negativa ou positiva de um sinal AC e transforma em saída de corrente contínua), um retificador de onda completa (um tipo de circuito que empregam dois ou quatro diodos, ao contrário do sinal de corrente positiva anterior torna-se negativa alternando-a e vice-versa), duplicador de tensão (utilizando diodos e condensadores de fases convertem-se a partir de uma fonte de tensão AC para DC), estabilizador de diodo Zener (silício, que recebeu o nome de seu criador e trabalha em áreas de ruptura, reduzir tensões em um ponto do circuito), fixação do circuito (não altera a forma de onda de entrada, mas adiciona um certo nível DC), multiplicador de tensão (redes de díodos e condensadores que promovem a alta tensão DC) e por fim, o divisor de tensão (tensão dividida entre impedâncias de fonte, entre um ou mais aos quais estão ligados em série).
Por outro existem também os diodos termiônicos que são dispositivos de válvulas termiônicos (também conhecidas como tubo de vácuo) que consistem num conjunto de eletrodos embalados num vácuo vidro. Os primeiros modelos eram muito semelhantes à lâmpada incandescente. Em diodos com válvula termiônicos, uma corrente através do filamento a ser aquecida indiretamente era aquecida pelo cátodo, outro eletrodo interno tratado com uma mistura de bário e óxido de estrôncio, que são os óxidos alcalino-terrosos; estas substâncias são escolhidos porque elas têm uma pequena função de trabalho (algumas válvulas usar o aquecimento direto, onde um filamento de tungstênio atua como aquecedor e o cátodo).
Sinônimos de diodo
São sinônimos de diodo as seguintes palavras: válvula, placa.
Antônimos de diodo
São antônimos de diodo as seguintes palavras: Não válvula.
Exemplos de usos e frases
O eletricista solicitou que comprasse um diodo para terminar a instalação elétrica do edifício.
Depois de muito estudo foi observado uma grande importância de ter um diodo para ajudar na eletricidade das usinas.
Ele comprou um diodo e resolveu o problema que tinha na energia elétrica da igreja.