A palavra jubileu possui uma classificação gramatical sendo um adjetivo substantivo masculino. Referida palavra possui 07 letras, dentre elas vogais e consoantes. As vogais são: u i e, já as consoantes são: j b l. Por outro lado, dita palavra pode ser escrita de outro modo, ou seja, ao contrário, ficando assim: uelibuj. Além disso, dita palavra refere-se a um evento celebrado pela igreja católica a cada cinquenta anos.
Significado jubileu
O Jubileu ou Ano Santo é uma celebração que ocorre em diferentes igrejas cristãs históricas, particularmente na Igreja Católica e a Igreja Ortodoxa, que comemoram um ano sabático com significados particulares. Tem suas origens no Judaísmo. Já no Cristianismo enquanto encontrou a sua primeira expressão no início do ministério público de Jesus de Nazaré, com o anúncio do ano do cumprimento do Senhor, tal como expressa pelo Livro de Isaías (Isaías 61: 1-2).
A palavra “jubileu” tem duas raízes, uma no judeu e uma no latim. A palavra hebraica na Bíblia é yobel, referindo-se ao cordeiro usado como um instrumento musical que foi usado para anunciar um ano excepcional dedicado a Deus. Yobel ano que assim foi chamado, ou seja, Jubileu, como começou com este. Mas há também uma palavra latina, iubilum (derivado do verbo iubilare), que significava os aplausos dos pastores e que, eventualmente, significa felicidade, alegria ou elogios. Quando Jerome de Estridón traduziu a Bíblia do hebraico para o latim entre 391 e 406, ele traduziu o termo hebraico yobel por iubilaeus, termo em latim, que foi incorporado a nuance de alegria para o significado original da palavra no antigo Israel como um ano excepcional de liberação.
Já no livro de Levítico os judeus são ordenados a contar sete semanas de anos, ou seja, sete vezes sete, 49 anos. Logo, o quinquagésimo ano significava que todos deveriam voltar em posse de suas riquezas, como parte de sua família. Não se sabe ao certo se este jubileu foi comemorado no ano quarenta e nove ou cinquenta, mas as compras foram feitas entre os judeus e isso não acontecia sempre, mas até o ano do jubileu os agricultores descansavam e era proibido cultivar a terra.
Ademais, Moses, disse em seu resumo do Talmud que os judeus sempre continuaram a celebração de seu Jubileu porque era uma maneira de dizer-lhes que era útil para a resolução de seus anos e para a realização de determinadas festividades.
Como observado anteriormente, o Jubileu dos cristão está enraizado no Jubileu hebraico. Na Igreja Católica, o Ano Santo, ou Ano Jubilar é um momento em que graças espirituais especiais são concedidas (indulgências) os fiéis cumprem determinadas condições, à imitação do jubileu dos filhos de Israel mencionado no Antigo Testamento.
Já na Igreja Católica Romana, o Jubileu é uma celebração que normalmente acontece a cada 25 anos e no qual a indulgência plenária é concedida. O Jubileu na igreja católica pode ser ordinário ou extraordinário. O Ano Santo ordinário, ou o ano do jubileu, é realizado em intervalos predefinidos enquanto o Jubileu extraordinário é proclamado como apenas quando ocorre um fato importante.
Sinônimos de jubileu
São sinônimos de jubileu as seguintes palavras: ano santo, sabático, graça.
Antônimos de jubileu
São antônimos de jubileu as seguintes palavras: desgraça
Exemplos de usos e frases
A igreja católica tem o hábito de comemorar o ano jubileu a cada cinquenta anos.
Quando se comemora o ano jubileu na igreja católica, toda a igreja é decorada com cores palha e roxa.
O Cristiano das igrejas evangélicas não tem o habito de festejar o ano de jubileu, como faz a igreja católica.