A palavra eclético possui uma classificação gramatical sendo um adjetivo, mas também pode ser um substantivo masculino. Referida palavra possui 08 letras, dentre elas vogais e consoantes. As vogais são: e i o, já as consoantes são: c l t. Por outro lado, dita palavra pode ser escrita de outro modo, ou seja, ao contrário, ficando assim: ocitélce. Além disso, dita palavra refere-se a uma possibilidade de ter vários gostos ao mesmo tempo. “Ele possui um gosto eclético”.

Significado eclético

A palavra eclético é considerada como um adjetivo qualificativo que é utilizado para se referir a situações, eventos ou personalidades que são caracterizados por características muito diferentes ou elementos juntos sem que isso se torne um problema ou patologia, mas sim como uma forma de combinar tipo diversos e de extensos recursos. Ao contrário do que acontece com alguns fenômenos ou alguns tipos de personalidades que são muito extremas, sempre a forma eclética tem o melhor dos diferentes elementos presentes para torná-lo uma combinação nova e única. Além disso, eclético pode ser facilmente visível no modo de pensar, tipo de estilo da pessoa na concepção e decoração de interiores, etc.

Ademais, o ecletismo é um processo pelo qual os traços ou características estão em conjunto, normalmente não combinam, mas também pode dar um fenômeno novo, elegante e diferente. A ideia eclética é usada na maioria dos casos com um sentido positivo, pois presume-se aquele que mantém um estilo, uma maneira de pensar, uma maneira de lidar com a realidade a partir de concepções especialmente selecionadas, embora a combinação de itens não sejam elementos comuns.

No entanto, em alguns casos, também pode ter um sentido negativo, quando se fala de coisas que normalmente não são conjugadas juntos. Isto é especialmente visível no campo das ideias políticas ou ideologias, pois existem elementos que são contraditórios de cada corrente de pensamento e dizer que uma pessoa é eclética pode significar que suas escolhas são sem sentido ou essas expressões podem ser tidas sem razão, porque não ouve um respeito por parte da oposição. O mesmo pode acontecer com o estilo pessoal sobre a combinação de certos elementos de um estilo de roupa, por exemplo, elementos opostos de um estilo não é sempre visto dessa maneira.

Por outro lado, deve notar-se que o conceito de ecletismo vem, como tem sido chamado, a pedido da filosofia para a escola filosófica que surgiu na Grécia, pela caracterização da escolha de conceitos filosóficos, ideias, pontos de vista e até avaliações de outras escolas filosóficas, mas apesar de outros pensamentos podem ser sintetizados pela consistente apresentação de compatibilidade. No entanto, em alguns casos, podem resultar contrastes que falham poe fazer um todo orgânico.

O filósofo, jurista e político Marcus Tullius Cicero era o mais proeminente representante do ecletismo e por sua vez procurou conciliar várias teorias, tendo a partir de cada uma o mais importante, a fim de romper com as contradições que podem surgir a priori. Por exemplo, ele era capaz de combinar próprias teorias do estoicismo, do peripatético e do ceticismo.

Já no campo artístico, ser eclético é um estilo de tipo misto cujos aspectos surgem de uma variedade de fontes e estilos e nunca incorporados como um estilo específico. Ou seja, uma única obra, quer no campo da pintura, arquitetura e da arte decorativa e gráfico em que as diferentes influências não são combinadas.

Sinônimos de eclético

São sinônimos de eclético as seguintes palavras: diverso, variado, vasto

Antônimos de eclético

São antônimos de eclético as seguintes palavras: único

Exemplos de usos e frases

Meu pai tinha um gosto eclético quando se tratava de música.

A maioria das pessoas desse mundo possuem as atitudes mais ecléticas do mundo quando se fala em comida.

Ninguém é eclético demais que não possa se sentar e ouvir uma boa música raiz.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *