A palavra pedra filosofal possui uma classificação gramatical sendo um substantivo feminino. Referida palavra possui 14 letras, dentre elas vogais e consoantes. As vogais são: e a i o já as consoantes são: p d r f l. Por outro lado, dita palavra pode ser escrita de outro modo, ou seja, ao contrário, ficando assim: lafosolif ardep. Além disso, dita palavra refere-se a uma alquímica onde transforma metal em chumbo e ouro.

Significado de pedra filosofal

A pedra filosofal é uma substância alquímica lendária que se diz ser capaz de transformar metais como chumbo em ouro ou prata. Ocasionalmente, também se acreditava ser um elixir da vida, útil para o rejuvenescimento e, possivelmente, para alcançar a imortalidade. Por muitos séculos, foi o objeto mais cobiçado na alquimia. Além disso, a pedra filosofal era o símbolo central da terminologia mística da alquimia, que simbolizava a perfeição no seu melhor, iluminação e bem-aventurança celestial. Os esforços para descobrir a pedra filosofal eram conhecidos como o magnum opus (“Grande Obra”)

No entanto, a menção à pedra filosofal na escrita pode ser encontrada em Cheirokmeta de Zósimo de Panopolis (c. 300 dC). Os escritores alquímicos atribuíam uma história mais longa. Elias Ashmole era o autor anônimo de Gloria Mundi (1620) que afirmou que sua história remonta a Adão, que adquiriu o conhecimento da pedra diretamente de Deus. Diz-se que este conhecimento era transmitido através dos patriarcas bíblicos, dando-lhes a sua longevidade. A lenda da pedra também foi comparada com a história bíblica do Templo de Salomão e a pedra angular rejeitada descrito no Salmo 118.2

Por outro lado, dita palavra remonta a filosofia grega. A pedra filosofal foi atribuída com muitas propriedades místicas e mágicas. As propriedades mais citadas são a capacidade de transmutar metais em ouro ou prata, e a capacidade de curar todos os tipos de doenças e prolongar a vida de qualquer pessoa que consome uma parcela pequena da pedra filosofal. Outras propriedades mencionadas incluem: lâmpadas ardeentes, perpetuamente criando a transmutação de cristais comuns em pedras preciosas e diamantes, reativação de plantas mortas, criando vidro flexível ou maleável ou criar um clone ou homúnculo.

Entretanto, essa mesma palavra possui distintos nomes, que são usados ​​para fazer referência indireta para a pedra como “pedra branca” (cálculo albus, cálculo identificado no livro de Apocalipse 2:17 que foi tomado como um símbolo da glória do céu), vitríolo, backronym, lapis noster, lapis occultus.

Por fim, de acordo com textos alquímicos, a pedra filosofal veio em duas variedades, preparadas por um método quase idêntico: Para efeitos de transmutar metais em prata seria conseguido através dela molhada cuja cor seria o branco e o vermelho. Já quando se transmutava em ouro, era obtida utilizando o processo seco, a pedra branca foi a menos amadurecida na versão pedra roja. Em ambos os casos, o material de partida seria pirita de ferro (dissulfeto de ferro). A pedra filosofal, por fim, foi criada pelo método alquímico conhecido como o Magnum Opus. Muitas vezes, é expressada como uma série de mudanças de cor ou processos químicos.

Sinônimos de pedra filosofal

São sinônimos de pedra filosofal as seguintes palavras: Pedra, filosofia.

Antônimos de pedra filosofal

São antônimos de pedra filosofal as seguintes palavras:

Exemplos de usos e frases

Estudando em química, podemos estudar sobre a pedra filosofal que foi um ato de transformação de chumbo e ouro.

A pedra filosofal que foi encontrada no Brasil foi levada ao centro de geologia em Ouro Preto em Minas Gerais.

Ao visitar o planetário em Buenos Aires – Argentina foi possível ver uma pedra filosofal que foi encontrada em uma província.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *