A palavra blasfêmia possui uma classificação gramatical sendo um substantivo feminino. Referida palavra possui 09 letras, dentre elas vogais e consoantes. As vogais são: a e i, já as consoantes são: b l s f m. Por outro lado, dita palavra pode ser escrita de outro modo, ou seja, ao contrário, ficando assim: aimêfsalb. Além disso, dita palavra refere-se a um ato de proferir más palavras contra alguma divindade.

Significado de blasfêmia

A palavra blasfêmia é proveniente etimologicamente do grego blasphemia. Referida palavra é considerada como uma ofensa a uma divindade. Além disso, é considerada também como uma maneira de insulto ou desrespeito para com uma religião ou ante aquilo que é considerado como sagrado. É a difamação do nome de um deus. Além disso, é também uma palavra ou ato ofensivo contra alguém ou alguma coisa respeitável.

Ademais, alguns países geralmente possuem leis contra a blasfêmia e códigos onde as sanções podem variar dependendo de sua gravidade. Estes países são: Áustria, Dinamarca, Espanha, Finlândia, Irlanda, Países Baixos, Suíça e outros. Alguns países têm tentado reformar ou revogar essas leis. Já nos países muçulmanos, as leis de blasfêmia são mais rigorosas e as sanções são bastante graves, sendo que a forma de punição é feita com a prisão perpétua ou a pena de morte.

Já para o Judaísmo, aqueles que blasfemam devem ser condenados à morte, de acordo com o livro de Levítico (capítulo 24), no Antigo Testamento. No cristianismo, por sua vez, como disse Jesus, escrito no Evangelho de Marcos (capítulo 3), não existe pecadinho ou pecadão, mas se há o arrependimento verdadeiro, Ele é justo para perdoar, no entanto aquele que discorrer blasfêmia contra o Espírito Santo, este nunca obterá perdão, ele levará o seu pecado para sempre. Também incluídos nos insultos está a blasfêmia contra os pais ou gestos feitos no momento em que eles estavam exercendo suas funções patriarcais, além disso, jurar em falso também é considerado como um ato de blasfêmia contra Deus.

No entanto, quanto a sanções, a Igreja começou a estabelecer a sua própria desde o século XIII que até então tinha sido regido pelo Código de Justiniano. A primeira legislação específica foi a do Papa Gregório IX 1250 onde estabeleceu que o blasfemo seria condenado por seu bispo para permanecer na porta de sua igreja, incapaz de entrar, por setes consecutivos domingos, e o último deles, teria que estar descalço, sem casaco e com uma corda em volta do pescoço. Além disso, era necessário jejuar durante sete sextas-feiras. Além de ter que pagar uma multa de 40 salários. Se houvesse uma recusa a cumprir dita pena, não se poderia mais entrar numa igreja e seria enterrado sem indulgências.

Por outro lado, no século XVI, o Papa Leão X no Conselho de Latrão V reforçou as sanções contra os indivíduos blasfemos, onde todos aqueles que cometessem blasfêmia contra Deus ou contra o seu próximo incorreria nas mesmas penas acima mencionadas com a gravidade de que seria passada de geração a geração. Toda uma geração pagaria pelo pecado de uma pessoa.

Sinônimos de blasfêmia

São sinônimos de blasfêmia as seguintes palavras: pecado, insulto, desrespeito

Antônimos de blasfêmia

São antônimos de blasfêmia as seguintes palavras: respeito

Exemplos de usos e frases

Ontem na igreja eu vi uma pessoa cometendo uma blasfêmia contra o nome de Deus.

A maioria das pessoas cometem blasfêmia diariamente sem se darem conta do que estão fazendo.

A blasfêmia também é cometida quando o filho desrespeita os pais e profere contra eles palavrões.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *