A palavra chuva ácida próprio possui uma classificação gramatical sendo um substantivo masculino. Referida palavra possui 10 letras, dentre elas vogais e consoantes. As vogais são: u a i já as consoantes são: c h v d. Por outro lado, dita palavra pode ser escrita de outro modo, ou seja, ao contrário, ficando assim: adicá avuhc. Além disso, dita palavra refere-se a uma precipitação da água atmosférica sob a forma de gotas ácidas.

Significado de chuva ácida

A chuva ácida é uma das consequências da poluição atmosférica. Quando qualquer tipo de combustível é queimado, vários produtos químicos são libertados na atmosfera. A fumaça das fábricas, que vem de um incêndio ou um carro que gera não só poluição contém partículas de cinza (facilmente visíveis), mas também tem um monte de gases invisíveis altamente prejudiciais ao ambiente.

O poder das plantas, fábricas, máquinas e carros “queimam” combustível, portanto, todos são produtores de gases de efeito estufa. Alguns desses gases (principalmente óxidos de nitrogênio e dióxido de enxofre) reagem em contato com a umidade do ar e transformam-se em ácido sulfúrico, ácido nítrico e ácido clorídrico. Esses ácidos são depositados nas nuvens. A chuva, então, produzirá estas nuvens de partículas pequenas que contêm ácido, que é conhecida como “chuvas ácidas”.

Ademais, para determinar a acidez é usada uma escala de pH líquido. Isto varia de 0-14, com 0 sendo o mais ácido e 14 o mais alcalino (por oposição ao ácido). 7 é referida a um pH neutro, que não é nem acídico nem alcalino. A chuva é sempre ligeiramente ácida como óxidos mistos encontrados naturalmente no ar. Ela ocorre em locais sem contaminação quando possui um pH de 5 e 6. Quando o ar se torna mais poluído com os óxidos de azoto e dióxido de enxofre pode aumentar a acidez para um valor de pH 3, por exemplo, o sumo de limão tem um pH de 2,3. A chuva ácida registrou um valor maior atingindo o máximo do PH.

Por outro lado, as consequências da chuva da chuva ácida tem um monte de efeitos prejudiciais sobre os ecossistemas. Ao aumentar a acidez das águas de rios e lagos estes produzem grandes perturbações na vida aquática. Algumas espécies de plantas e animais pode se adaptar a essas novas condições de sobreviver na acidez da água, mas não outros. Camarão, moluscos e mariscos são as espécies mais afetadas pela acidificação aquática. Isso também tem efeitos negativos sobre peixes como o salmão e a truta. Os ovos e alevinos são também os mais afetados. O aumento da acidez na água pode causar deformações no peixe jovem e pode prevenir a eclosão dos ovos.

Por fim, a chuva ácida, também aumenta a acidez do solo, e isto faz com que as alterações na composição dos mesmos, resulte em grande lixiviação de nutrientes vegetais (tais como o cálcio) e infiltrações tóxicas, tais como o cádmio, o níquel, o manganês metálico, chumbo, mercúrio, que, assim, também introduz córregos.

Já a vegetação não só é abala nas consequências da degradação dos solos, mas também no dano do contato direto que pode potencialmente causar a morte de algumas espécies. Já os edifícios históricos, que foram feitos por pedra calcária, também experimentam os efeitos da chuva ácida. A pedra em contato com a chuva ácida reage e torna-se fundida (que se dissolve em água muito facilmente). Materiais metálicos também são corroídos numa velocidade muito mais elevada quando em contato com esta.

Sinônimos de chuva ácida

São sinônimos de chuva ácida seguintes palavras: Água ácida

Antônimos de chuva ácida

São antônimos de chuva ácida as seguintes palavras: Água potável

Exemplos de usos e frases

Depois de muita poluição já é possível observar que tem chuvas ácidas na região da cidade de São Paulo.

A chuva ácida pode ser um problema que leva prejuízos para plantações, animais e também nós humanos.

Eu presenciei uma chuva ácida que fez com que muitas plantações fossem prejudicadas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *