A palavra boldo possui uma classificação gramatical sendo um substantivo masculino. Referida palavra possui 05 letras, dentre elas vogais e consoantes. As vogais são: o, já as consoantes são: b l d. Por outro lado, dita palavra pode ser escrita de outro modo, ou seja, ao contrário, ficando assim: odlob. Além disso, dita palavra refere-se uma planta medicinal usada em vários contextos.

Significado de boldo

O nome científico desta planta é peumus boldus.  O boldo é uma planta nativa da América do Sul, principalmente no Chile, Equador, Bolívia, Argentina, Brasil e Peru. Ela cresce em encostas ensolaradas e nos Andes, onde também é cultivada em larga escala. Além disso, foi transportada para vários países e hoje é naturalizada nas zonas costeiras, com montanhas ao Mediterrâneo e América do Norte.

No mesmo sentido, o boldo é um arbusto ou pequena árvore com muitos ramos e um aroma muito distinto, e pode crescer até 7 m de altura. É uma planta perene com folhas ovais. As flores são pequenas, em forma de sino e são de cor branca ou amarela. Os frutos são pequenos, amarelo e também são comestíveis. Este tipo de planta possui sexos diferentes e ambos são necessários para a produção de frutos. Ademais, a parte da planta utilizada na medicina são as folhas. Elas estão disponíveis em qualquer época do ano e são para uso medicinal, mas também para preparar curar algumas feridas.

Por outro lado, o boldo é usado para desde o tempo dos incas e ainda é usado quase da mesma maneira nos dias atuais. Entre as propriedades de boldo, os fitoquímicos são numerosos incluindo a boldina, a cânfora, mas também o limoneno, o beta-pineno e, por fim, a cumarina. Os benefícios do boldo que se pode mencionar são: diuréticos, laxantes, antibióticos e os efeitos anti-inflamatórios. A planta tem muitos compostos químicos ativos, mas a maior parte da atividade biológica da planta tem sido atribuída a um alcalóide chamado boldina.

Já no âmbito da fitoterapia moderna as propriedades de boldo servem como um tratamento para desordenar a vesícula biliar, canais biliares, fígado e pâncreas, tal como o tratamento sintomático de doenças digestivas e ajudam a curar a constipação. Porém, os fitoquímicos possuem algumas propriedades que são conhecidas como compostos antioxidantes muito potentes que são encontrados de forma natural nas plantas e ajudam na prevenção e tratamento de doenças. Os antioxidantes contidos nas folhas do boldo ajudam na redução dos danos celulares e radicais livres do DNA.

Já a boldina, esta contém alcaloides, que inclui uma substância com propriedades antioxidantes presentes principalmente folhas da planta, entretanto, seus efeitos são diferentes. No sistema cardiovascular são caracterizadas pela inibição da agregação plaquetária e vasodilatação. Também tem efeitos anti-inflamatórios e antipiréticos porque inibem a síntese de prostaglandinas que, entre outras funções é a de fornecer uma resposta inflamatória. Isto pode oferecer proteção contra a inflamação e dano do cólon nos casos de colite.

Por fim, as propriedades digestivas de boldo, diz respeito ao fato dele auxiliar no tratamento de cálculos biliares e na inflamação da vesícula biliar, estimulando a secreção da bile, que é indispensável para o processo de digestão porque converte ácidos gordos em gotículas muito pequenas que podem ser processadas mais facilmente pelo ácido gástrico.

Sinônimos de boldo

São sinônimos de boldo as seguintes palavras: planta, remédio

Antônimos de boldo

São antônimos de boldo as seguintes palavras: raiz

Exemplos de usos e frases

Minha mãe fez um chá de boldo para meu irmão, pois ele tinha uma dor muito forte no estômago.

O chá de boldo é muito bom para auxiliar no emagrecimento.

Não gosto muito de tomar boldo, porque é muito amargo.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *