A palavra cauda possui uma classificação gramatical sendo um substantivo feminino. Referida palavra possui 05 letras, dentre elas vogais e consoantes. As vogais são: a, u, já as consoantes são: c, d. Por outro lado, dita palavra pode ser escrita de outro modo, ou seja, ao contrário, ficando assim: aduac. Além disso, dita palavra refere-se uma parte do animal ou humano.
Significado de cauda
A cauda de um animal é uma parte separada e distinta do resto do indivíduo, mas sujeita ao corpo do animal e a mobilidade do apêndice, a qual é formada pela extensão da coluna. Alguns animais, como vacas, cavalos e outros quadrúpedes, possuem pequenos rabos, chamadas de caudas, que também desempenham determinadas funções, como assustar a outros animais ou insetos irritantes.
Além disso, os animais vertebrados que têm caudas, diz respeito a uma vasta maioria, porém em algumas espécies a cauda é muito pequena ou mesmo rudimentar, tal como hamster, que tem um pequeno rabinho. Embora a cauda do hipopótamo seja muito pequena, mesmo para esta espécie desempenha um papel muito importante. Os hipopótamos machos usam sua cauda para dispersar os excrementos, a fim de marcar seu território.
Já os seres humanos estão entre os poucos vertebrados, junto com rãs anfíbios (sapos), como melhor exemplo, que perderam a cauda. As larvas de sapos e rãs, chamadas de girinos, têm uma longa cauda que permite que eles se movam na água. Quando a rã ou um sapo se tornam adultos, depois de sofrer a metamorfose, eles perdem suas caudas, porque seria para eles um incômodo, uma vez que dificultam o salto se ainda a possuísse. O ser humano, na sua fase de embrião, também tem uma cauda, o que representa um sexto do seu comprimento total do corpo. Na fase fetal, cada um perde a sua cauda, mas nem sempre. Em alguns momentos extraordinários, em qualquer lugar do mundo, um bebê nasce com caudas. As muitas dezenas de casos documentados de criaturas humanas com caudas é mais uma prova que demonstra que o homem vem de animais e que é o resultado de uma longa evolução que durou milhões de anos, segundo a história e a ciência afirmam.
Grandes macacos, ou seja, os primatas antropomórficas, tais como gorilas, chimpanzés e orangotangos também não têm cauda.
Por outro lado, a principal função da cauda de animais aquáticos é permitir a natação. Animais vertebrados que vivem na água, tais como golfinhos, baleias, focas e outros mamíferos marinhos, tartarugas marinhas, iguanas marinhos, pinguins e outras criaturas marinhas, crocodilos, salamandras e outros animais aquáticos usam a cauda na água para impulsionar e obter um nado mais livre e melhor.
No entanto, a cauda do animal executa outras funções, particularmente em animais vertebrados terrestres, de modo que as funções diversas e distintas como um reservatório de gordura em animais, tais como geckos, por exemplo, se tornam um elemento de comunicação em muitas espécies animais como os mamíferos mais evoluídos, mas também entre outros animais mais primitivos, tais como os répteis. A cauda pode até ser um recurso para a sobrevivência, agindo como um sistema defensivo, quer utilizado diretamente como armas contra predadores ou como um elemento de distração para permitir o voo, no caso de alguns lagartos.
Sinônimos de cauda
São sinônimos de cauda as seguintes palavras: rabo
Antônimos de cauda
São antônimos de cauda as seguintes palavras:
Exemplos de usos e frases
A cauda da fantasia que eu comprei está rasgada, então, terei que trocá-la.
Tenho um lindo cachorro da raça lhasa apso que tem uma cauda bem pequena.
Os gatos em sua maioria tem uma cauda grande e peluda.