A palavra atrito possui uma classificação gramatical sendo um adjetivo e substantivo masculino. Referida palavra possui 06 letras, dentre elas vogais e consoantes. As vogais são: a i o já as consoantes são: t r. Por outro lado, dita palavra pode ser escrita de outro modo, ou seja, ao contrário, ficando assim: otirta. Além disso, dita palavra refere-se a aquilo que tem a ação de dois corpos em contato, um dos quais, pelo menos, está em movimento.
Significado de atrito
A palavra atrito é proveniente etimologicamente do termo em latim atrictio, além disso, deriva do termo fricção, atrito. Este verbo refere-se a esfregar, encostar em algo. É conhecida como força de atrito que faz oposição ao movimento de uma superfície sobre a outra, ou em frente ao início de um movimento.
O atrito, como força é causada por imperfeições entre os objetos que estão em contato, que pode ser sensível, e gerar ângulo de atrito. É possível fazer a distinção entre o atrito estático, que é uma resistência que tem de ser superada para mobilizar uma coisa sobre a outra com o qual se tem contato, e o atrito dinâmico, o qual é a magnitude constante que gera oposição ao deslocamento quando já se iniciou. Em suma, o primeiro tipo ocorre quando os corpos estão em repouso relativo, enquanto a segunda, uma vez que estão em movimento aí sim ocorrem. Um exemplo de atrito estático ocorre quando o motor é parado por um longo período. Além disso, o atrito dinâmico pode ser visto a partir da ação das rodas dos veículos durante a travagem.
Apesar de não ser completamente compreendido todas as diferenças entre os dois tipos de atrito, a ideia geral é que a estática é ligeiramente maior do que a dinâmica; como as superfícies onde o atrito vai estar em repouso, este por sua vez pode gerar microssolda iônica ou que se agarra umas às outras, o que não ocorre uma vez quando se está em movimento.
Por outro lado, o coeficiente de atrito, muitas vezes é simbolizado pela letra grega μ (pronunciado “Mu”) que é um valor escalar adimensional que descreve a relação entre a força do atrito entre dois corpos e a placa. Isto pode ser apenas acima de zero ou ser maior do que um e depende dos materiais envolvidos; por exemplo, o gelo sobre o aço tem um baixo coeficiente de atrito, enquanto que a borracha no pavimento é mais alto.
Ademais, este termo foi introduzido pelo físico francês Arthur Jules-Morin, no século XIX. É digno de nota que o coeficiente de atrito é uma medida empírica, indicando que foi avisada por meio de experimentação e não é possível para o seu cálculo. Voltando às diferenças entre os tipos de superfícies, como um caso de fricção, é provável que o coeficiente seja maior do que um processo estático dinâmico. Uma exceção é o teflon em duo, já que o valor é o mesmo para ambos os tipos de contato.
Embora o coeficiente de atrito seja uma propriedade dos materiais, é mais apropriado defini-lo como uma propriedade dos sistemas. A razão é que existem fatores para além das características de cada superfície que afetam os resultados, tais como temperatura, velocidade e atmosfera. Por exemplo, um pino deslizante de cobre de espessura ao longo de uma folha do mesmo material pode ter um coeficiente de 0,6 a 0,2, na proporção inversa da velocidade.
Sinônimos de atrito
São sinônimos de atrito ás seguintes palavras: fricção e roçadura
Antônimos de atrito
São antônimos de atrito ás seguintes palavras: emparelhados, longe
Exemplos de usos e frases
O atrito entre duas peças metálicas podem produzir calor com muita facilidade.
Depois de muito tempo juntos na faculdade os jovens tiveram um atrito e hoje não conversam mais.
O atrito que teremos com o professor por não ter feito as atividades será um choque para nosso crescimento.