A palavra vatapá possui uma classificação gramatical sendo um substantivo masculino. Referida palavra possui 06 letras, dentre elas vogais e consoantes. As vogais são: a já as consoantes são: v t p. Por outro lado, dita palavra pode ser escrita de outro modo, ou seja, ao contrário, ficando assim: ápatav. Além disso, dita palavra refere-se a um prato tradicional da cozinha afro-baiana.
Significado de vatapá
O Vatapá é um prato tradicional típico da culinária baiana. Ele é feito com farinha de rosca ou farinha, gengibre, pimenta-malagueta, amendoim, leite de coco, óleo de palma (azeite de dendê) e cebola. Ele é o acompanhamento habitual de acarajé. Suas características é que dito prato pode ser servido com camarão fresco, com peixes, com bacalhau ou carne, servido também com arroz. Pelo fato de possuir uma consistência cremoso, dito prato é muito famoso no Pará, onde a receita tem flutuações na ausência de amendoim, caso em que se pode adicionar bananas para dar um aspecto agridoce.
Por outro lado, a cozinha é típica do Estado da Bahia, em Salvador. Por ser uma culinária picante, esta tem que ser muito bem elaborada; Ela tem uma influência também muito forte advinda da África. Os pratos típicos além do vatapá nessa região do Brasil que se assemelha muito a este prato são as “moquecas” (frutos do mar misturados com leite de coco, azeite de dendê e variedade de especiarias), além de mencionar a “casquinha de Siri” (carne de caranguejo servido em sua concha), e por fim o “acarajé” vendido por uma baiana em seus carros na rua.
Além disso, a culinária do Brasil é enriquecida por 3 grupos diferentes: indígenas, europeus e africanos. Alimentação diária dos brasileiros é realizada em três partes e envolve: beber café com leite (cortado), pão (pão francês), cesto de frutas e doces no café dá manhã, feijão com arroz ou arroz com feijão) na hora do almoço. A comida é básica e, por vezes, muito identificada com o povo do Brasil, tais como o macarrão, carne, salada e purê de batata doce no jantar, além de servir sopas e vários pratos regionais. As bebidas destiladas foram trazidas pelos portugueses e fabricados no Brasil, a mais comum a cachaça. O vinho também é amplamente consumido, por vezes misturado com água e açúcar, que é conhecido como sangria. A cerveja começou a ser bebida no final do século XVIII e hoje é uma das bebidas alcoólicas mais comuns em todo território brasileiro. É muito comum os brasileiros comerem vatapá com a cerveja acompanhando.
Por fim, os hábitos provenientes dos alimentos variam demais de região a região conforme a história, embora seja normal uma parte brasileira desconhecer seus próprios pratos de uma outra extremidade oposta. Assim, na costa da Região Nordeste aí possui uma grande influência da cozinha africana, valendo a pena mencionar o acarajé, novamente o vatapá aqui estudado e o molho de pimenta; já na região Norte do Brasil existe uma maior influência do indígena, que é visto comendo muita mandioca e peixe; na Região Sudeste do Brasil existem vários pratos como o conhecido feijão tropeiro e angu estreitamente ligado aos Bandeirantes, mas também em Minas Gerais e São Paulo há o consumo forte de pizza, influência esta vinda dos imigrantes italianos; e a Região Sul do Brasil onde há uma forte influência proveniente da culinária italiana que pode ser vistos em pratos tais como a polenta e a cozinha alemã. O churrasco é também é muito típico do Rio Grande do Sul.
Sinônimos de vatapá
São sinônimos de vatapá ás seguintes palavras: comida de papa de arroz.
Antônimos de vatapá
São antônimos de vatapá ás seguintes palavras:
Exemplos de usos e frases
Depois de me chamar para comer em sua casa ele me serviu vatapá uma comida muito tradicional de seu estado.
O vatapá é uma comida que é tradicional em alguns estados e tem uma sabor peculiar.
Depois de muitos dias de viagem chegamos na casa de minha avó e estamos comendo vatapá.