A palavra mamona possui uma classificação gramatical sendo um substantivo feminino. Referida palavra possui 06 letras, dentre elas vogais e consoantes. As vogais são: a o já as consoantes são: m n. Por outro lado, dita palavra pode ser escrita de outro modo, ou seja, ao contrário, ficando assim: anomam. Além disso, dita palavra refere-se a uma planta medicinal cujas sementes se extrai o óleo de ricino.

Significado de mamona

A palavra mamona é de origem etimológica no latim ricinus communis, comumente chamada de ricina, é única espécie do gênero da família das Euphorbiaceae. Dito termo é um arbusto grosso, com caule lenhoso oco, como pecíolos, e até mesmo suas próprias folhas são de algumas variedades que pode tomar uma cor roxa escura e geralmente são cobertas com um pó branco, tal como a cera. Além disso, suas folhas são muito grandes, chamadas de venation palmate e seu desdobramento mede de 5-9 lobos com bordas recortadas irregularmente; as folhas são alternadas, com pecíolo longo, presa por sua parte inferior.

Ademais, as flores são dispostas em grandes inflorescências retas, que, quando jovens, emergem de uma espata entre a haste e da folha até o caule; na parte inferior da referida inflorescências são flores masculinas de cálice, com cinco lanceoladas / triangular e estames de várias peças, em forma de coluna, similar a uma couve-flor em forma ramificada. As flores desta planta estão no topo da panícula, com carpelo ovário que consiste em três folhas e um pistilo trifurcado, com botões destinados a capturar o pólen. É tão impressionante que esta planta floresce quase todo o ano. O fruto desta é globular, porque possui lóbulos, quase sempre cobertos por espinhos abundantes, dando-lhe uma aparência espinhosa; tem três câmaras, cada uma com uma semente grande, mármore, suave e superfície brilhante, coberta por uma toxina chamada ricina, por isso que a mamona muita das vezes é chamada apenas de ricina. Quando as frutas secam, a rebarba progressivamente possui um efeito de mola lançando a semente a uma distância de dez metros de distância, que é a forma da planta para se espalhar.

Para seu melhor crescimento, esta requer um clima quente sem geada, porém é dispersa em quase todas as regiões quentes do globo, tendo sido naturalizada por ser uma planta cultivada desde os tempos antigos. Parece ser nativa do Corno de África (Etiópia). Além de possuir sementes que são muito tóxicas pela presença de albumina, que se por descuido ocorrer a sua ingestão, mesmo que em pouca quantidade, ocorre uma grave gastroenterite que pode levar a uma desidratação muito grave, podendo danificar seriamente o fígado e os rins e até mesmo causar a morte. É uma das mais potentes toxinas biológicas conhecidas até hoje.

Por fim, da mamona também se pode extrair o óleo. O óleo de mamona é nativo da África e da Índia, e é extraído das sementes de uma planta chamada de mamona (ricinus communis). Embora as sementes desta planta são uma toxina muito potente, o extrato de óleo tem sido muito utilizado para aliviar dores de estômago e problemas de constipação. A sua aparência é clara, incolor, é mais pesada do que outros óleos e tem um ligeiro odor. Devido às suas propriedades, seu uso se espalhou para o campo da beleza, alimentos e medicamentos. O que realmente o diferencia de outros óleos é o seu alto teor de ácido ricinoleico, o que permite que ele seja combinado com o álcool em qualquer concentração. Dito óleo de mamona é usado para a fabricação de bens industriais, como plásticos, resinas sintéticas, tintas, lubrificantes para a alta competição e aviões, têxteis etc.

Sinônimos de mamona

São sinônimos de mamona as seguintes palavras: ricino

Antônimos de mamona

São antônimos de mamona as seguintes palavras:

Exemplos de usos e frases

No quintal de minha mãe tem muitas mamonas e hoje vou tirar para fazer uma limpeza.

As mamonas são pragas nos quintais e hoje podemos tirar um dia para fazer a limpeza devida.

A mamona é utilizada para fazer bicombustível e sempre foi muito comercializada em outros países.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *