A palavra ignorante possui uma classificação gramatical sendo um adjetivo de dois gêneros. Referida palavra possui 09 letras, dentre elas vogais e consoantes. As vogais são: i o a e já as consoantes são: g n r t. Por outro lado, dita palavra pode ser escrita de outro modo, ou seja, ao contrário, ficando assim: etnarongi. Além disso, dita palavra refere-se a uma pessoa que não tem conhecimento sobre determinado tema.

Significado de Ignorante

A palavra ignorante tem seu significado pautado na palavra latina ignorantia, cujo significado é a falta de conhecimento em particular ou a cultura em geral. A pessoa que ignora algo não conhece ou não entende. Por exemplo: “Não fale sobre química: sou ignorante nessa matéria que é absoluta”, “A ignorância só pode ser combatida com a educação.” Além disso, dita palavra pode ser considerada em termos absolutos (a pessoa ou grupo social com formação faltante: “Há muitos ignorantes neste país”, “Um poderoso precisa encontrar sua sabedoria e não ser ignorante”) ou para um conteúdo específico (quando alguém não sabe algo específico:” Eu decidi fazer um curso a fim de terminar com a minha ignorância do computador “).

Além do acima exposto, referida palavra é muito utilizada no campo jurídico. Portanto, neste setor, a palavra acima mencionada pretende-se significar que alguém é altamente ignorante na lei vigente, ou seja, não tem conhecimento nenhum de tal fato. No entanto, isso não pode ser alegado em uma ação judicial como causa que o exima da responsabilidade com a afirmativa de que a legislação não tenha sido publicada, porque todos os atos judiciais são públicos.

Já na filosofia não é uma expressão latina que utiliza o conceito que se está analisando agora. Isto é particularmente chamado de docta ignorantia, que é usado para deixar claro que o sábio mantém uma postura muito cautelosa ao lidar com o que está limitado nos poderes de conhecimento ou atitude de problemas universal. O teólogo Nicolau de Cusa, considerado o pai da filosofia alemã, foi um dos personagens históricos que fizeram uso desta frase em latim. Mas ele não estava sozinho, com ele também foram São Boaventura e São Agustín. Outro dos filósofos mais importantes da história que também abordavam esse tema com interesse e profundidade era o grego Platão. Para ele, a palavra ignorante foi a culpa por todos os males que assolaram a sociedade da época. Especificamente ele acreditava que, quando alguém era mau isso era o resultado palpável de sua falta de conhecimento, a ignorância.

Além de ser considerada como a falta de conhecimento, dito termo também pode ser dado pela imperfeição no conteúdo de conhecimento ou falta de validade das informações tratadas: “Que ignorante! O vizinho estava convencido de que o Rio de Janeiro era a capital do Chile “.

Ignorante, por fim, é o meio pelo qual é usado por alguém a fim de manter seu status quo. Quando as pessoas não sabem alguma coisa, não se pode mudá-la, ou mudar o seu conceito sobre isso. Em outras palavras, primeiro se tem que conhecer a realidade e, em seguida, modificá-la.

Sinônimos de Ignorante

São sinônimos de ignorante seguintes palavras: Falta de conhecimento

Antônimos de Ignorante

São antônimos de ignorante as seguintes palavras: Especialista

Exemplos de usos e frases

O meu chefe é um ignorante em suas atitudes e com isto, sempre procura se esconder atrás de seus subordinados.

O ignorante do jogador brigou con seus companheiros após o término da partida e foi expulso da equipe por não saber trabalhar em grupo.

Ele é ignorante, mas não foi por falta de ensino, ou seja, é uma pessoa estudada mas necessita de muitos conhecimentos para ser um homem sábio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *