A palavra alcunha possui uma classificação gramatical sendo um substantivo feminino. Referida palavra possui 07 letras, dentre elas vogais e consoantes. As vogais são: a u já as consoantes são: l c n h. Por outro lado, dita palavra pode ser escrita de outro modo, ou seja, ao contrário, ficando assim: ahnucla. Referida palavra denota um termo utilizado com gênero para valores depreciativos.
Significado de alcunha
A palavra alcunha é proveniente do termo grego agregado. É considerado como um adjetivo ou particípio, que tem como objetivo fazer a característica de nome. Seu objetivo principal, portanto, não é apenas especificar ou determinar o nome da pessoa em questão. Além disso, dito termo busca fazer menção à características que são intrínsecas do substantivo. Por exemplo: “Antonia, a Toninha, viu suas melhores lembranças queimado no meio do fogo quente.” Ademais, o termo alcunha também é usado para acompanhar o nome de várias figuras históricas, tais como reis ou deuses: “Alexander é um dos homens mais fascinantes da história”, “Sancho Bravo era um rei de Castela e Leão”.
Também é interessante notar que no antigo Egito dito termo muito frequente. Neste caso foi utilizado no lugar de um substantivo concreto para trás para deixar claro que as qualidades ou características chave daquilo que tinha que ser usado. Por exemplo, sabe-se que, em diferentes contextos, por vezes, o termo faraó foi substituído pelo alcunha “touro vitorioso”. Lá se permite mencionar qualidades objetivas, enquanto outros nascem da subjetividade do alto-falante. Neste último caso, é possível referir-se aos alcunhas de apreço (“John é um jogador brilhante tênis”), e alcunhas depreciativos (“Eu tenho que encontrar um lugar para colocar a imagem assustadora que minha mãe me deu”).
Além dessas duas classes sublinhadas, tem-se que afirmar que há muitos outros alcunhas, também chamada de epíteto. Por exemplo, pode-se encontrá-los tipificando aqueles que são caracterizados por um atributo de nome para uma qualidade que tem “grande sombra negra”. Em outro lugar, existem também os que são chamados de enfáticos que, como o próprio nome sugere, são aqueles que mencionam um exagero de uma qualidade particular. E depois há também os chamados alcunhas metafóricos que são identificados pelo fato de que eles carregam uma metáfora intrínseca particular.
Outros existentes são os conhecidos como apositivos que são usados como se fossem uma definição de material e, como habitual, são geralmente colocados entre vírgulas.
Finalmente, aqueles alcunhas que são encontrados numa frase, são responsáveis por destacar a ideia principal de um texto, e visionários, que são mostrados como uma imagem surreal, que são outras modalidades que existem nesta figura retórica fundamental na literatura e, especificamente, no que seria o gênero de poesia. Antonio Machado, Federico García Lorca, Vicente Aleixandre e Gustavo Adolfo Bécquer são alguns dos autores que têm mais e melhores alcunhas em suas obras.
Há momentos, no entanto, onde o lugar do epíteto determina o significado da frase: “Aquele pobre homem perdeu seu filho”, “Um homem pobre me pediu dinheiro”. Notavelmente o epíteto homérico é conhecido como o complemento dos nomes próprios usados nos antigos épicos gregos.
Sinônimos de alcunha
São sinônimos de alcunha o as seguintes palavras: cognome, epiteto
Antônimos de alcunha
São antônimos de alcunha as seguintes palavras: valorativo
Exemplos de usos e frases
Um termo muito utilizado é o alcunha e faz referência a desvalorização da moral de muitas pessoas.
O cliente ficou muito revoltado com os vendedores que olharam nele com um olhar de alcunha.
O maior dos jogadores de futebol de todos os tempos foi acusado por alcunhar seus ex-companheiros de seleção.