A palavra assepsia possui uma classificação gramatical sendo um adjetivo de dois gêneros. Referida palavra possui 08 letras, dentre elas vogais e consoantes. As vogais são: a e i já as consoantes são: s p. Por outro lado, dita palavra pode ser escrita de outro modo, ou seja, ao contrário, ficando assim: aispessa. Além disso, referida palavra faz designação de ausencia de materia infecciosa ou séptica.
Significado de assepsia
A palavra assepsia é proveniente do termo em francês “asepsie”. Além disso, dito termo também é composto pelo prefixo “a” que e usado para se referir a uma negação ou a ausência de algo, e “sepse” significa que contaminação ou infecção, por conseguinte asséptica significa a ausência ou falta de material séptico; além de ter seu significado também como a falta ou ausência de germes e bactérias que podem causar a infecção.
Este termo pode ser utilizado no campo médico, para se referir a assepsia médica, com base no tratamento de doentes e pessoal de uma empresa de hospital ou de outra forma, a fim de evitar, compensar ou cancelar a ativação das bactérias que podem ser produzidas por meio de contato entre pacientes, visitantes, médicos, enfermeiros e outros. No ambiente especificamente cirúrgico, a assepsia cirúrgica é usada cobrindo a esterilização completa de bactérias no ambiente cirúrgico; em outras palavras, são os procedimentos para a execução, a fim de evitar a contaminação de uma ferida, instrumentos utilizados, e utilizados, ou também para se designar toda a equipe cirúrgica.
Estes procedimentos no campo cirúrgico são usados com o objetivo de ser a cirurgia asséptica o uso da esterilização, que é o total do extermínio de micro-organismos, evitando a contaminação, incluindo objetos de fácil manuseio. Sejam tomadas através de medidas de antissepsia para remover poluentes de qualquer coisa que não pode ser esterilizada, seja porque existe desinfecção, ou seja, este é o processo pelo qual a maior parte microrganismos patogênicos são mortos, encontrado no objeto inanimado.
Quando se fala de uma situação asséptica, diz se que está tentando resolver a falta de micróbios ou infecção. Logo, quando se diz que algo ou até mesmo alguém está assepticamente disponível e livre de micro-organismos que provocam infecção ou doença, é porque houve todo esse procedimento. O termo pode ser usado indiferentemente de ambas as situações médicas cirúrgicos. Portanto, normalmente fala-se sobre dois tipos de assepsia cirúrgica, a sepse, que seria aquela que envolve uma esterilização completa e que envolve também a ausência de bactérias numa determinada área de uma determinada instituição médica em que a realização de operações cirúrgicas acontecem.
No mesmo sentido, a assepsia médica é a proteção dos doentes e pessoal que trabalha em um hospital ou centro de saúde, a fim de evitar a infecção ou, na falta desta, para neutralizar a ativação de alguns e lutar contra o resultado de transmissão de microrganismos patógenos que podem ocorrer entre aqueles que interagem em um hospital: pacientes, visitantes, médicos, enfermeiros, e outros, como dito anteriormente.
Sinônimos de assepsia
São sinônimos de assepsia as seguintes palavras: limpeza, higienização
Antônimos de assepsia
São antônimos de assepsia as seguintes palavras: séptico
Exemplos de usos e frases
Depois de fazer a assepsia o médico deu inicio ao processo cirúrgico com a ajuda de uma anestesista.
A assepsia é um processo de desinfecção feito antes de um processo cirúrgico.
Um dos métodos de assepsia dos equipamentos cirúrgicos é a utilização de detergentes enzimáticos.