A palavra gueto possui uma classificação gramatical sendo um substantivo masculino. Referida palavra possui 05 letras, dentre elas vogais e consoantes. As vogais são: e o u já as consoantes são: g t. Por outro lado, dita palavra pode ser escrita de outro modo, ou seja, ao contrário, ficando assim: oteug. Além disso, referida palavra faz designação de um povo ou raça que vive em determinada região de uma cidade.

Significado de gueto

A palavra gueto é proveniente do termo em italiano ghetto e que significa o alojamento separado de um grupo étnico, cultural ou religioso, voluntária ou involuntariamente, para uma área maior ou menor, podendo ser chamado de prisão. O termo foi usado originalmente para indicar os trimestres em que os judeus foram forçados a viver e permanecer confinados à noite. Usando-se dito termo hoje se espalhou para qualquer área em que a concentração de um determinado grupo social é exclusiva.

A palavra como dita anteriormente é proveniente do italiano, porém, por sua vez, é provavelmente assim porque tais povos eram encontrados em Veneza (que significa “ferro fundido”, organizado pela fábrica no bairro posteriormente reservado para os judeus) . Uma explicação alternativa, diz, no entanto, que gueto pode vir da palavra borghetto, também um termo em italiano, que seria o diminutivo de Borgo, cujo significado seria (“aldeia”).

O primeiro gueto relatado pela história data do final do século XIX, em Veneza, eles foram criados para limitar as cidades hebreias na Itália que começaram a aumentar com a chegada de refugiados judeus da Espanha. Ao longo dos séculos XVI, os guetos eram apenas encontrados em cidades do norte da Itália central, como resultado dos decretos emitidos pela expulsão de castelhanos e especialmente dos tribunais aragoneses que também foram deportados todas as comunidades judaicas do sul da Itália dependentes da Coroa de Aragão.

As características dos guetos foram bastante diversificadas entre si e passaram por grandes mudanças com o passar do tempo. Em alguns casos, o gueto se tornou uma rico população de bairro de judeus (como o caso de Veneza), em outros, significou um empobrecimento gradual da comunidade judaica que os abrigava (como no caso de Roma). A principal característica dos guetos foi que eles foram cercados por paredes ou portas, que foram fechadas ao pôr do sol e abertos nas primeiras horas da madrugada. Os judeus não podiam adquirir terras fora dos limites do gueto, e foram forçados a viver nele. Isso significava que, onde o crescimento da população fosse construída acima desses limites, aumentaria a densidade do bairro.

Consequentemente, os guetos geralmente tinham ruas estreitas, prédios altos e alta densidade populacional.

Gueto Plano Hamburgo.

Finalmente, há que se mencionar dos guetos do plano Hamburgo que foram prorrogados no século XVI localizados centro e no norte da Itália, como resultado do cum nimis absurdum do Papa Paulo IV em 1555, que criou o gueto romano, segregando a comunidade judaica que tinha vivido livremente nestas cidades desde os tempos romanos. Durante todo o seu pontificado, entre 1566 a 1572, o sacerdote Pio V recomendou que todos os estados provenientes da península italiana criassem guetos para segregar os judeus, tais como as cidades de Pisa e Livorno.

Sinônimos de gueto

São sinônimos de gueto as seguintes palavras: grupo de pessoas.

Antônimos de gueto

São antônimos de gueto as seguintes palavras: magnatas

Exemplos de usos e frases

Depois de viver no gueto na grande São Paulo ele se tornou um grande jogador.

O grande boxeador deu uma entrevista referindo que ia ajudar pessoas que vivia no gueto por ser o mesmo lugar que ele vivia.

O gueto é onde concentra um grupo de pessoas que em muitas vezes são forçados a viver em uma opressão política.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *