A palavra linfa possui uma classificação gramatical sendo um substantivo feminino. Referida palavra possui 05 letras, dentre elas vogais e consoantes. As vogais são: a i já as consoantes são: l n f. Por outro lado, dita palavra pode ser escrita de outro modo, ou seja, ao contrário, ficando assim: afnil. Além disso, referida palavra faz designação de um liquido orgânico que está presente no sangue.

Significado de linfa

Referida palavra linfa é um líquido claro que é executado através dos vasos linfáticos que geralmente não tem pigmento. O extravasamento de líquidos nos capilares sanguíneos para o espaço intersticial ou intercelular é absorvido pelos capilares linfáticos que drenam através dos vasos linfáticos para convergir em condutas que desembocam nas veias subclávia superior e inferior.

A Linfa viaja através do sistema linfático por contrações musculares fracas, pulsação das artérias próximas e o movimento dos membros. Se uma destas anastomoses sofre um bloqueio, o líquido se acumula na área afetada, causando inchaço chamado edema.

Este líquido é constituído por um líquido límpido pobre em proteína e rico em lipídios. Em se tratando de linfa e sangue, pode-se dizer que a diferença é que as células contêm apenas células sanguíneas brancas que migram a partir de capilares e são derivados a partir de nódulos linfáticos, e não contém hemácias. Pode também conter microorganismos que, ao passar através do filtro dos nódulos linfáticos são removidos. A linfa é menos abundante do que o sangue, considera-se que há cerca de dois litros de linfa em uma pessoa adulta, enquanto que o volume de sangue é de cerca de 5 litros. No mesmo sentido, a linfa desempenha três funções que são indispensáveis para o bom funcionamento do corpo humano:

Recolhe e retorna o fluido intersticial para o sangue

Defende o organismo contra organismos patogênicos

Absorve os nutrientes do sistema digestivo e despeja nas veias subclávias

Por outro lado, sua composição é semelhante à do plasma sanguíneo e contém substâncias, tais como: Proteínas plasmáticas, ácido graxos de cadeia longa, fibrinogênio e linfócitos b e t. Já os leucócitos, tais como macrófagos, linfócitos e granulócitos são elementos celulares responsáveis ​​pela reação de defesa contra micro-organismos que são adicionados a partir dos gânglios linfáticos para a linfa. Estas estações também estão filtrando linfáticos. Além disso, o aumento da filtração capilar produz aumento da quantidade. Toda a dilatação capilar do sangue antes da aplicação de calor ou por esforço muscular, aumenta a filtração e a quantidade deste líquido.

Finalmente, durante vinte e quatro horas, eles circulam cerca de 2 a 2,4 litros de linfa pelo (ducto torácico). Nestes órgãos permanecem sempre ativos, tais como o coração, pulmões, glândulas e linfa que ocorre continuamente. Já no caso da drenagem linfática, esta é uma técnica que exige formação profissional e faz com que a linfa drena e flui corretamente para remover patógenos de uma área doente e, assim, promover a saúde. Quando linfa não fluir adequadamente, por exemplo, por obstrução de vasos linfáticos, a área afetada do corpo pode sofrer inchaço devido à acumulação de fluido intersticial, que é conhecida como edema. Em adição ao líquido, acumular toxinas e resíduos pode causar dor, inchaço e outros problemas.

Sinônimos de linfa

São sinônimos de linfa as seguintes palavras: liquido orgânico

Antônimos de linfa

São antônimos de linfa as seguintes palavras: inorgânico

Exemplos de usos e frases

A professora de histologia estava nos explicando da importância da linfa em nosso organismo.

Se nós soubéssemos a importância do sangue e seus componentes como a linfa iríamos dar mais valor na hemoterapia.

A linfa de nosso sangue ajuda no processo de viscosidade do sangue e tem um grande papel de anticoagulante em nosso sistema sanguíneo.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *