A palavra cactos possui uma classificação gramatical sendo um substantivo masculino. Referida palavra possui 06 letras, dentre elas vogais e consoantes. As vogais são: a o já as consoantes são: c t s. Por outro lado, dita palavra pode ser escrita de outro modo, ou seja, ao contrário, ficando assim: sotcac. Além disso, referida palavra faz designação de plantas da família das cactáceas.
Significado de cactos
A palavra cactos é proveniente do latim cactaceae. Dita planta é vinda da família de plantas suculentas e, em sua grande maioria é espinhosa, conhecida coletivamente como cactos ou o cacto. Esta família é originária da América. No entanto, há uma exceção, a chamada rhipsalis baccifera, que é muito comum na África tropical, Madagascar e no Ceilão. Acredita-se que a colonização do Velho Mundo por esta espécie ser relativamente recente (algumas centenas de anos), provavelmente foi trazida através do trato digestivo de aves migratórias como sementes ou, de acordo com outra teoria, tal acompanhar as plantas que vinham trazidas em troncos. Muitas outras espécies de cactos tornaram-se naturalizados, em habitat semelhante em outras partes do mundo, depois de ter sido introduzidas por condições humanas. O melhor exemplo para ilustrar tal situação é a opuntia ficus-indica, uma espécie que está totalmente integrado na área do Mediterrâneo. Foi introduzida lá por seus frutos comestíveis.
No mesmo sentido, muitas plantas suculentas, tanto no chamado Antigo como no Novo Mundo possuem uma semelhança impressionante com o cactos e muitas vezes são assim chamados na linguagem simples. No entanto, isto é devido à evolução paralela, uma vez que nenhum deles está intimamente relacionado com os cactos. A característica de identificação mais clara da família do cacto é a aréola, onde estão localizados os espinhos, novas hastes e, em muitos casos, as flores.
Por outro lado, os cactos são considerados por ter evoluído entre 30 e 40 milhões de anos atrás. O continente americano foi se juntando, mas estava se separando progressivamente derivando-se do continental. As espécies endêmicas do Novo Mundo talvez tenham se desenvolvido após essa separação; a distância significativa foi alcançada nos últimos 50 milhões de anos. Isto poderia explicar a falta de cactos endêmico na África: eles evoluíram na América quando os continentes já foram separados. De acordo com o Anexo I da CITES, existem mais de 15 gêneros de cactos (73 espécies) que estão em grave perigo de extinção, a deterioração do habitat ou da predação.
Finalmente, a palavra cactos também poder ser derivada do grego cactus Κάκτος kaktos, usado pela primeira vez pelo filósofo Teofrasto para citar uma espécie de cardo espinhoso encontrado na ilha da Sicília, possivelmente também chamado de cynara cardunculus.
Curiosamente, dois dos antigos gêneros poéticos sobre esta planta também existem. Assim, o poeta Theocritus de Syracuse escreveu em suas Idílios: “Para você sair como um rebanho de ovinos, cuja perna foi picada por um cacto.” Também Cestos, poeta da ilha de Kos, escreveu sobre ele: “Lamentável se perdeu o carinho de uma mula, por medo das feridas daquele cacto espinhoso”
Sinônimos de cactos
São sinônimos de cactos as seguintes palavras: cactáceas
Antônimos de cactos
São antônimos de cactos as seguintes palavras:
Exemplos de usos e frases
Os cactos são plantas muito comum em lugares áridos e são conhecidas por resistirem a falta de água.
Depois de comprar dois cactos na feira, minha cozinha ficou ainda mais linda.
Ele estava vendendo cacto na feira de flores em Holambra e conseguiu vender muitos por se tratar de uma espécie rara.