A palavra quepe possui uma classificação gramatical sendo um substantivo masculino. Referida palavra possui 05 letras, dentre elas vogais e consoantes. As vogais são: u e já as consoantes são: q p. Por outro lado, dita palavra pode ser escrita de outro modo, ou seja, ao contrário, ficando assim: epeuq. Além disso, referida palavra faz designação de um boné de militares.

Significado de quepe

A palavra quepe quer dizer boné ou chapéu (também chamado de uma tampa em alguns países americanos, pois é uma peça concebida para cobrir a cabeça e proteger os olhos do sol por uma viseira). Dito termo consiste de uma peça ajustável ao crânio, que pode incluir um capuz ou asas laterais. Ademais, não dito objeto é caracterizado por uma coroa (curva superior da estrutura adaptada à forma do crânio) ajustado para o crânio, ao contrário de chapéus convencionais que não são criados para tais fins, pois a maioria são usados mais como acessórios, isso nos casos das mulheres. Também denominado como tampa, porque nada mais é que uma proteção, o quepe pode ter viseira e pode ser anexado à cabeça por botões, presilhas ou outras adições.

Existem vários tipos de quepes, cada qual com uma função e origens diferentes. A origem na maioria das vezes situa-se nos impérios antigos. Por exemplo, no antigo Egito foram utilizados diferentes tipos pelos militares; já no Império Persa e o império romano um tipo de quepe de lã com forma cônica com a ponta curvada chamado de barrete frígio foi usado. Dita peça foi mais tarde conhecida como o “tampão liberdade”, nomeado assim porque foi levado pelos escravos que foram concedidos à liberdade. Na Grécia antiga era comum seu uso popular como pilleus, um quepe simples feito de lã coroa.

O uso de chapelaria, chapéus e véus para as mulheres era popular entre os séculos XV e XIX, quando as mulheres eram, supostamente levadas a esconder seus cabelos. Até o século XX, por volta da década de 1920, os grupos de mulheres chamados flappers começaram a usar uma peça de vestuário que consiste em uma coroa estreita que acentuava seus cortes de cabelo, mas ao mesmo tempo começam a abandonar o uso de chapéus por algumas delas também ingressarem na carreira militar começou-se a mudar o sentido, tornando-o mais simples e usual possível. Logo, os quepes também tiveram um uso militar para identificar esses grupos, o uso de boinas militares surgiu em meados do século XX, precisamente na Guerra do Vietnã.

Finalmente, há que se mencionar sobre o quepe de pala, que é uma placa composta rígida ou semirrígida cuja porção afunilada possui uma viseira, podendo ser incluída uma cinta de queixo. Sendo que seu uso se deu mais na tradição civil do que a germânica e Europa. No mesmo sentido, esse quepe de pala é uma característica marinha do mercante, dos oficiais militares (de modo geral: oficiais superiores e oficiais subalternos) e, mais recentemente, encontrados em certas forças policiais.

Sinônimos de quepe

São sinônimos de quepe as seguintes palavras: boné, boina

Antônimos de quepe

São antônimos de quepe as seguintes palavras:

Exemplos de usos e frases

O quepe dos policias da Rota é muito diferente dos policias militares e é uma questão de uniformes.

O quepe dos policiais de Cuba são de cor vermelha e são considerados um dos mais bonitos das Américas.

Os alunos do sexto ano que participam da fanfarra municipal ganharam um quepe cada um.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *