A palavra açafrão possui uma classificação gramatical como sendo um substantivo feminino. Referida palavra possui 07 letras, dentre elas vogais e consoantes. As vogais são: a,o, já as consoantes são: ç, f, r, d.Por outro lado, dita palavra pode ser escrita de outro modo, ou seja, ao contrário, ficando assim: oãrfaça. Além disso, dita palavra refere-se a um tipo de condimento usado para temperar várias comidas.

Significado de açafrão

O açafrão é considerado como um tempero obtido a partir de alguns estigmas de uma flor chamada crocus sativus linnaeus, vulgarmente conhecida como a rosa de açafrão. O crocus sativus linnaeus é também considerada como uma planta da família das iridaceae caracterizada por ter uma flor roxa com estigmas vermelhos e estames amarelos. A flor de Crocus sativus Linnaeus é estéril, porque é uma flor considerada como híbrida que tem sido mantida ao longo dos séculos devido aos resultados de seus estigmas. A reprodução desta planta é por lâmpadas. Ademais, cada flor de crocus sativus linnaeus tem três estigmas de açafrão, também chamados de linhas, que são unidas na base do tipo. Esses tipos de estigmas trompete com a forma alongada contém uma cor vermelha escura que está desaparecendo para amarelo, também chamado de cantus.

Embora as origens do açafrão ainda sejam confusas, parece quase errado dizer que se trata de uma planta vinda do Oriente, porque seu cultivo era amplamente conhecido na Ásia Menor em tempos antes de Cristo. Umas das primeiras aparições do uso desta planta foi no Antigo Egito, onde esta foi utilizada por Cleópatra e por outros faraós como uma essência aromática e também sedutora, a fim de realizar as abluções em templos e lugares sagrados. Também na Grécia Clássica o açafrão eram apreciado por suas propriedades aromáticas e de cores fortes. Além disso, também era muito usado como um remédio para cair no sono e na mitigação dos efeitos do vinho em banhos perfumados e como afrodisíaco. Já os árabes usavam essa planta como uma forma medicinal, pois a mesma contém propriedades que são consideradas anestésicas e também antiespasmódica. Foram eles, inclusive, que introduziram a cultivação do açafrão em países como Espanha onde foi creditado que o açafrão que foi um condimento insubstituível na cozinha hispanoárabe daquele momento.

Durante a Idade Média, o açafrão cresceu na Grã-Bretanha. Diz a lenda que durante o tempo de Edward III foi trazido um bulbo de açafrão escondido no pau oco de East Walden City. Já durante o Renascimento, Veneza destacou-se como o mais importante centro comercial de açafrão. Mesmo assim, essa planta valia mais do que seu peso em ouro, e até hoje permanece como a especiaria mais cara do mundo. Infelizmente, seu preço elevado, muitas vezes levou a adulteração, que foi muitas vezes severamente punido a sua distribuição assim. Henry VIII, que era um devoto do aroma de açafrão, puniu com a morte aqueles que o adulteravam. Hoje o açafrão é parte da cultura culinária de diferentes regiões do mundo: Na Índia, o açafrão é uma planta indispensável nas várias receitas de arroz, doces e sorvetes. Ele é usado na medicina ayurvédica para muitas receitas e em cultos religiosos. Já na Arábia Saudita, um verdadeiro café árabe deve ter açafrão e cardamomo. E finalmente, no norte da Itália e no sul da Suíça, o açafrão é essencial na preparação do famoso risoto.

Sinônimos de açafrão

São sinônimos de açafrão as seguintes palavras: condimento, especiaria

Antônimos de açafrão

São antônimos de açafrão as seguintes palavras: sem tempero

Exemplos de usos e frases

Minha mãe faz uma carne deliciosa com açafrão.

As pessoas não sabem, mas o arroz com açafrão é delicioso.

Eu não gosto muito de açafrão no feijão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *