A palavra caí possui uma classificação gramatical sendo um verbo bitransitivo. Referida palavra possui 03 letras, dentre elas vogais e consoantes. As vogais são: i a já as consoantes são: c. Por outro lado, dita palavra pode ser escrita de outro modo, ou seja, ao contrário, ficando assim: íac. Além disso, referida palavra faz designação de tombar ou desmoronar.

Significado de caí

A palavra caí é encontrada em vários âmbitos, pois não denomina somente o ato de cair, mas, por exemplo, na física é chamado de movimento de caída livre um corpo sob ação exclusiva de um campo gravitacional. Esta definição formal exclui todas as caídas reais influenciadas em maior ou menor grau por arrasto do ar, bem como qualquer outro que tenha lugar dentro de um fluido; No entanto, muitas vezes, também se refere coloquialmente como quem cai em queda livre, embora os efeitos da viscosidade do meio não são geralmente insignificantes.

Além disso, o conceito é também aplicável a objetos em movimento vertical em desaceleração submetidos a gravidade como um tiro vertical; ou qualquer objeto (satélites naturais ou artificiais, planetas, etc.) em órbita em torno de um corpo celeste. Outros eventos também se referem ao termo em questão como as trajetórias geodésicas no espaço-tempo descrito na teoria da relatividade geral. Exemplos do esporte em que a pessoa cai em queda livre baseado em uma pessoa é aquele que se dá através da atmosfera sem asa apoio ou pára-quedas para algumas atividades trajeto. Ademais, dita palavra forma um sistema de referência ligado a um corpo em queda livre que pode ser considerado inercial ou não inercial dependendo do referencial teórico a ser utilizado.

Já na física clássica, a força gravitacional atuando sobre uma massa é proporcional à intensidade do campo gravitacional na posição espacial em que se encontra neste organismo. A constante de proporcionalidade é precisamente o valor da massa inercial do corpo, como estabelece o princípio da equivalência. Na física relativista, a gravidade é o efeito produzido sobre as trajetórias de corpos na curvatura do espaço-tempo; Neste caso, a gravidade não é uma força, mas uma geodésica. Por isso, do ponto de vista da física clássica, um sistema de referência em que algo cai se diz que esse é acelerado por gravidade e por sistema, como tal, não é inercial. Pelo contrário, a partir do ponto de vista da física relativista, isto é o sistema de referência inercial, embora acelerado no espaço, não é acelerado no espaço-tempo. A diferença reside na definição dos conceitos geométricos e cinemáticos para cada quadro que são completamente diferentes.

            Finalmente, desde o ponto de vista da resistência aerodinâmica dito fenômeno apresenta movimento ao corpo, analisando o que aconteceria no vácuo em que é negligenciado. Sob estas condições, a aceleração iria adquirir o corpo que seria unicamente devido a gravidade que é independente da sua massa; por exemplo, se é necessário deixar cair uma bala de canhão e uma pena em um vácuo, tanto adquiri uma mesma aceleração, quanto uma aceleração na gravidade.

Sinônimos de caí

São sinônimos de caí as seguintes palavras; tombar, desmoronar

Antônimos de caí

São antônimos de caí as seguintes palavras: levantar

Exemplos de usos e frases

Hoje pela manhã eu caí numa cilada que minha mãe ficou preocupada demais pensando que sempre cairei.

Quando caí naquela sala de aula pra estudar física com aquele professor chato, fiquei desesperada.

Nem todas as situações do mundo fazem com que ele caia em contradição, assim como eu um dia caí.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *