A palavra alguém possui uma classificação gramatical sendo um pronome indefinido. Referida palavra possui 06 letras, dentre elas vogais e consoantes. As vogais são: a u e já as consoantes são: l g m. Por outro lado, dita palavra pode ser escrita de outro modo, ou seja, ao contrário, ficando assim: méugla. Além disso, referida palavra faz designação de algo e/ou alguém sobre os quais nada se sabe.
Significado de alguém
Um pronome indefinido é um tipo de pronome cuja referência não tem a característica de definição, e sim apenas pertence a uma determinada classe especificada. Sintaticamente pronomes indefinidos ter um uso pronominal e usar como um determinante (adjetivo). De acordo com a hipótese de determinar a frase indefinida, está pode ser considerada como o núcleo da frase (utilização como determinante que é quando se tem um complemento, e quando há um suplemento pronominal). Além disso, o sentido de polaridade indefinido, em português e outras línguas que têm recurso de polaridade por tempo indeterminado, o que significa que, em frases negativas deve aparecer a polaridade negativa. Alguns casais de polaridade oposta indefinida são:
Alguém é sempre pronome indefinido. Ele refere-se a uma ou mais pessoas, mas sempre de acordo com verbos singulares. Exemplos: Alguém abriu a caixa de biscoitos; Alguém com pressa é deixado sem cuecas. Ademais, se usa com o fato de não pode ir com plural partitivo, outro singular: Alguém da sua família está indo por aí dizendo que você é um ladrão; Alguém nesta estação aceita subornos.
Por outro lado, dita palavra é proveniente do latim aliquem ou de aliquis. Por ser considerado como um pronome indefinido, existente uma pessoa ou pessoas designadas que não possuem indicação de gênero ou número. O antônimo de ninguém e, menos frequente, nenhum.
Ademais, esse prono indefinido significa pessoa vagamente que não é nomeada ou determinada. Já coloquialmente se designa em relação à pessoa de alguma importância: Eu queria ser alguém no mundo da música.
Finalmente, o pronome indefinido adjetivo substitui o indefinido e o substantivo que o modifica. Ele não descreve qualquer característica do substantivo, mas apenas indica a quantidade, não se referem a qualquer pessoa, coisa, lugar ou quantidade específica. Então, por essa razão é que foram chamados de “indefinido”. Os pronomes são palavras usadas para designar ou referir-se a outros termos que já foram chamados em oração ou já já foram abrangidos pelo locutor ou pelo ouvinte. A palavra pronome vem do latim, significa literalmente “em vez do nome” ou “nome”. Os dicionários da língua portuguesa define-o como o tipo de palavras que toma o lugar de um substantivo.
A definição oficial argumenta que pronome é uma parte do discurso que é colocado em prática, por vezes, em vez do nome para evitar a sua repetição. Além disso, eles levam o gênero e número do nome pelo qual se substituem. Não tem nenhum significado em si mesmo, e nem a definição e uso do substantivo que o substituiu.
Sinônimos de alguém
São sinônimos de alguém as seguintes palavras; algum
Antônimos de alguém
São antônimos de alguém as seguintes palavras: você, ela
Exemplos de usos e frases
Alguém chegará me procurando aqui e queria que me avisasse quando ela chegar.
Depois de grandes vitórias na liga dos campeões, alguém terá que ajudar o time do Barcelona a sair da crise.
Alguém tem alguma coisa a declarar sobre a morte dos moradores de rua, vítimas de violência.