A palavra Laico possui uma classificação gramatical sendo um substantivo masculino. Referida palavra possui 05 letras, dentre elas vogais e consoantes. As vogais são: a i o já as consoantes são: l c. Por outro lado, dita palavra pode ser escrita de outro modo, ou seja, ao contrário, ficando assim: ocial. Além disso, referida palavra faz designação daquele que não faz parte do clero.
Significado de Laico
A palavra laico designada tudo o que carece de fé ou não está sujeito a influencia de uma religião. A palavra, como tal, é proveniente do latim laicus.
Assim, é considerado como um adjetivo usado para se referir a organizações e instituições que não estão sob a influência de uma organização religiosa. Neste sentido, pode-se falar, por exemplo, dos estados seculares, educação secular e escolas seculares. Como laico também é chamado o que não possui nenhuma ordens clerical. Neste sentido, um cristão ou um católico que não é um membro do clero, no entanto, é um crente, que também pode ser considerado como tal.
Já no âmbito da educação secular, se chama a assim devido àquilo que não é baseado em sujeito ou qualquer religião. A finalidade de um sistema secular da educação é que os alunos não sejam doutrinados sob certos dogmas ou princípios para responder a uma fé, uma maneira de ver o mundo e um conjunto específico de valores morais. Neste sentido, a educação secular procura promover os valores de respeito e igualdade sobre crenças religiosas.
Já o Estado laico, é aquele que se declara independente de qualquer organização religiosa. Neste sentido, os Estados seculares são neutros em matéria de religião, não ser a favor ou contra qualquer organização religiosa, da mesma maneira que nenhuma religião pode exercer interferência nas autoridades governamentais ou públicas. O estado secular é o produto da separação de igreja e estado. Nesse sentido, o secularismo
é conhecido como a escola de pensamento que defende que a sociedade que deve ser organizada de forma independente de religiões, valores e normas. No mesmo diapasão, busca-se garantir que a ordem social não seja dependente dos sujeitos e das organizações religiosas, mas que indivíduos desfrutem de total liberdade de consciência. O principal objetivo do secularismo é a separação entre Igreja e Estado, isto é, a secularização do Estado. Por outro lado, o secularismo não deve ser confundido com o ateísmo, como o ex-não condena em relação à existência de valores religiosos.
Para laicisistas, se refere a indivíduos que defendem este como a proposta de uma ordem social que deve depender de uma liberdade de consciência e não apenas por meio de imposição de valores e também de normas morais que estão ligadas a uma religião, mas, apesar desta situação, laicisistas, não há a condenação do fato de que existam valores religiosos.
Finalmente, para a Igreja Católica, dito conceito secular ganhou destaque depois do Concílio Vaticano II que foi realizado em 1959, onde a vocação religiosa dos leigos foi oficialmente reconhecido a partir da santificação de suas obrigações como um cristão. Ou seja, o secular, embora não fosse um padre pode exercer a evangelização e desenvolver tarefas diárias de acordo com a proposta de Jesus.
Sinônimos de laico
São sinônimos de Laico as seguintes palavras; Leigo, secular
Antônimos de laico
São antônimos de Laico as seguintes palavras: clerical, religioso
Exemplos de usos e frases
Duas meninas saíram em favor de uma pessoa que estava em estado laico e foi discriminada pelos companheiros de sala.
Quando estamos em uma aula com o tema de religião muitos dizem ser laicos para não opinarem.
Eu não opino em questões políticas e me considero Laico quando o assunto é políticas.