A palavra ábaco possui uma classificação gramatical sendo um substantivo masculino. Referida palavra possui 05 letras, dentre elas vogais e consoantes. As vogais são: a o já as consoantes são: b c. Por outro lado, dita palavra pode ser escrita de outro modo, ou seja, ao contrário, ficando assim: ocabá. Além disso, referida palavra faz designação de uma prancheta para realização de cálculos.

Significado de ábaco

A palavra ábaco é considerado como um instrumento para fazer contas e fazer cálculos matemáticos (adição, subtração, multiplicação, divisão, de extração de raiz quadrada, e extração da raiz cúbica), é considerado como a primeira máquina capaz de realizar cálculos. Ademais, composto por uma estrutura de madeira, e uma série de hastes inseridas contas.

Ele consiste de duas partes, acima de cada barra tem duas contas, e parte inferior cinco. Este é um instrumento muito utilizado e foi realizado uma  pesquisa para estudar tudo o que é relacionado com à questão da ábaco em relação sua invenção, história, evolução ao longo do tempo. O Ábaco é um dos instrumentos mais antigos de cálculo, especialmente usados por culturas orientais. O termo vem do grego abax que significa mesa ou superfície plana coberta de poeira, que por sua vez vem do hebraico que significa Abaq poeira.

Uma placa coberta com uma camada de areia (pó) permitiu quantidades vestigiais com facilidade e desenhos, bem como a eliminação. Este “board mão” poderia desenhar sulcos paralelos, cada um dos quais contas (pequenas pedras) movido. Esta parece ser a origem desta ferramenta de cálculo, mas ainda não sabem como foram seus inventores. Além disso, provavelmente é de origem babilônica, ademais é o precursor do computador digital moderno. Usado por comerciantes na Idade Média toda a Europa e no mundo árabe, foi gradualmente substituído pela aritmética calculada com base nos numerais hindu-arábicos. Embora pouco utilizado na Europa desde o século XVIII, ela ainda é usada no Oriente Médio, China e Japão.

O ábaco é considerado como o instrumento mais antigo de cálculo, adaptado e querido em diversas culturas. A origem do ábaco é literalmente perdida no tempo. Em tempos muito antigos do homem primitivo descobriu materiais para elaborar instrumentos de contagem. As sua invenções foi baseado em pedras planas que se moviam em linhas desenhadas com superfície de poeira. Hoje temos a tendência de pensar que a origem do ábaco é da China, onde o uso desta ferramenta ainda é notável como no Japão.

Porque grande parte da aritmética foi feito no ábaco, o termo ábaco se tornou sinônimo de aritmética; Nós achamos que em nome de Leonardo de Pisa Fibbonacci (1170-1250) em seu livro “Liber Abaci”, publicado em 1202, relativa à utilização dos numerais hindu-arábicos. Muitas culturas têm usado o ábaco ou contagem de bordo, embora em culturas europeias desaparecessem com a disponibilidade de outros métodos de cálculos, tanto que era impossível encontrar traços de seu uso da tecnologia. Evidência do uso do ábaco surgem nos comentários dos antigos escritores gregos. Por exemplo, Demóstenes (384-322 aC) escreveu sobre a necessidade de usar pedras para fazer cálculos difíceis de executar mentalmente.

Sinônimos de ábaco

São sinônimos de ábacos as seguintes palavras; Prancheta, cálculos, gráfico

Antônimos de ábaco

São antônimos de ábaco as seguintes palavras:

Exemplos de usos e frases

Depois que compraram dois ábacos para o laboratório, muitos aprenderam fazer cálculos.

Os ábacos são pranchetas que são utilizadas para realização de cálculos.

Hoje no congresso de matemática foram sorteados dois ábacos e foi muita especulação par saber que foi o sorteado.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *