A palavra cicuta possui uma classificação gramatical sendo um substantivo feminino. Referida palavra possui 06 letras, dentre elas vogais e consoantes. As vogais são: a i u já as consoantes são: c t. Por outro lado, dita palavra pode ser escrita de outro modo, ou seja, ao contrário, ficando assim: atucic. Além disso, referida palavra faz designação de uma planta umbellífera, venenosa.

Significado de cicuta

A palavra cicuta é também conhecida como conium maculatum, que é considerada como uma espécie de planta herbácea com flor da família das apiaceae e, dentro disso, pertencente ao gênero Conium. Além disso, é nativa da Europa e Norte da África, onde se encontra em ambientes úmidos e frescos, como margens de rios e áreas sem cultivo. Além disso, foi introduzido e naturalizado em muitas outras áreas, incluindo a Ásia, América do Norte, Austrália e Nova Zelândia. Frequentemente é encontrada em solos mal drenados, especialmente perto de córregos, valas com água e outras superfícies. Também aparecem em estradas, bordas de campos e áreas com descarte. Uma espécie dessas é avaliada em 12 US.

A Conium maculatum é uma planta herbácea bienal que pode atingir uma altura de 1,5-2,5 m. Tem uma haste oca estriada, manchada na base e muito ramosa na parte superior; as folhas são triplas, possui um fétido verde macio, escuro, triangular e dividido em ovais ou lanceoladas folhetos. As folhas inferiores são perseguidas e maiores do que o atingidas em medida maior de longitude 60 cm. As flores são pequenas, brancas e aparecem em umbelas de cerca de 10-15 cm de diâmetro. O fruto é pequeno, redondo ou oval na cor verde clara. As sementes são pequenas enegrecidas.

No entanto, há que se mencionar sobre sua toxicidade. Toda a planta contém alcalóides, entre os quais se destacam glicósidos de flavonas e cumarina e um óleo essencial, mais a coniceina e coniína (também chamado conina, conina ou conina) uma neurotoxina que inibe a operação do sistema nervoso central, produzindo o chamado “cicutismo “. A ingestão pode representar um risco para a saúde. O efeito desta toxina é semelhante ao curare. A sua concentração varia de acordo com o estágio de maturação e condições meteorológicas, encontradas principalmente em frutas verdes (0,73 para 0,98%), seguido de frutos maduros (0,50%) e sendo menos em flores (0,09 a 0,24%).

Alguns gramas dessa planta seriam suficientes para causar a morte de um ser humano (ruminantes e aves parecem ser resistentes), o cavalo e o burro são muito sensíveis, mas é um veneno violento para gado, coelhos e carnívoros. Nos seres humanos, a ingestão provoca cerca de uma hora de distúrbios digestivos (especialmente quando é usada a raiz), dor de cabeça e tonturas, parestesias, diminuição da temperatura corporal, diminuição da força dos músculos, e finalmente a paralisia ascendente. A morte pode ocorrer devido a convulsões e insuficiência renal ocorrendo a destruição muscular, por causa das mudanças que ocorrem na forma de respirar (velocidade no início e depois deprimido a pessoa), o que levaria à morte por asfixia.

Sinônimos de cicuta

São sinônimos de cicuta as seguintes palavras;  veneno, planta

Antônimos de cicuta

São antônimos de cicuta as seguintes palavras:

Exemplos de usos e frases

O grande filósofo Hipocrates foi morto por uma planta venenosa chamada cicuta.

Foi encontrado uma grande quantidade de cicuta na região de Amazonas e a mesma está sendo estudada para fins medicamentosos.

Dois dias de procura e hoje foi encontrado a planta mais procurada da América Latina a cicuta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *