A palavra estrofe possui uma classificação gramatical sendo um substantivo feminino. Referida palavra possui 07 letras, dentre elas vogais e consoantes. As vogais são: e o já as consoantes são: s t f. Por outro lado, dita palavra pode ser escrita de outro modo, ou seja, ao contrário, ficando assim: efortse. Além disso, referida palavra faz designação um grupo de versos em uma música.
Significado de estrofe
A palavra estrofe é de origem latina stropha (que, por sua vez, é derivada de uma palavra grega que significa “turn”). O termo estrofe permite referenciar os vários fragmentos que compõem um poema ou uma música. Muitas vezes, essas partes estão organizadas no mesmo caminho e são constituídas por igual número de versos. Para a métrica, uma estrofe é um conjunto de linhas que são unidas por meio de parâmetros de ritmo, comprimento e rima. Os versos podem ser classificados de acordo com o número de linhas que apresentam. Já os versos que têm dois versos são conhecidos como dístico, ou alegria dístico elegíaca, de acordo com a sua composição específica. Ademais, as estrofes de três versos pode ser chamado de soleá, trio ou tercerilla. Os quartetos, entretanto, pertencem à qualificação quarteto, música quadra, serventesio. Lira, diz respeito ao quinteto (estrofes de cinco linhas), sexto, sextuplet (estrofes de seis linhas), string composta (estrofes de sete versos), oitavo real (estrofes de oito linhas), décimo ( estrofes de dez versos) e soneto (versículo catorze versos) são outros versos.
Estes dados são importantes porque, conhecendo a estrutura dos versos, é possível escrever poemas e lidar com os conceitos de rima e ritmo. Entre todos os tipos de versículos citados, é muito importante que se faça uma menção especial que leva muito destaque no campo da criação artística. Este é o caso da acima e conhecido como oitava real. É definida como uma rima de uma estrofe que consiste no oitavo verso heróico. Especificamente, é possível determinar que este, de origem italiana, tem três consoantes e rimas os seis primeiros versos rimando alternadamente, enquanto os dois últimos provém de resultado em um dístico. Poetas espanhóis José de Espronceda ou Garcilaso de la Vega são dois dos autores que têm feito mais e melhor uso da oitava real.
No campo literário, além de todo o exposto, pode-se também torná-la conhecida como o termo que já foi usado na antiguidade pelos gregos. Em particular as que utilizam esse conceito para se referir à primeira parte de um poema ou canção lírica. Mais precisamente estas poderiam formar-se de duas maneiras: verso ou estrofe, anti-estrofe. Uma divisão última, mais recentemente também tem sido utilizada no que tange à poesia. Note, finalmente, é conhecida como estrofe também para as partes da letra de uma canção. O sentido, é claro, é o mesmo no que se refere à composição de um poema. A estrutura bastante usual de uma canção é: verso-coro-verso-coro-verso-verso. Neste contexto, deve sublinhar-se que a melhor maneira de definir uma estrofe é como que parte ou seção de uma música em particular se repete várias vezes ao longo da mesma para a mesma melodia, mas com diferentes letras.
Sinônimos de estrofe
São sinônimos de estrofe as seguintes palavras; canto, estância
Antônimos de estrofe
São antônimos de estrofe as seguintes palavras: refrão, coro
Exemplos de usos e frases
A principal estrofe do hino nacional do Brasil é de emocionar quando é cantada por jogadores em campo de futebol.
A principal estrofe do hino eles não quiseram cantar, sendo assim, peço por gentileza que na próxima possamos cantar.
Um grande aluno de música emocionou a platéia depois de canta a estrofe do cântico.