A palavra hélice possui uma classificação gramatical sendo um substantivo de dois gêneros. Referida palavra possui 06 letras, dentre elas vogais e consoantes. As vogais são: e i já as consoantes são: h l c. Por outro lado, dita palavra pode ser escrita de outro modo, ou seja, ao contrário, ficando assim: eciléh. Além disso, referida palavra faz designação de propulsão, tração ou sustentação.
Significado de hélice
A hélice é um dispositivo mecânico que consiste de um conjunto de lâminas ou palhetas montada concentricamente e integralmente com um eixo de rotação em que, as lâminas desenham um movimento de rotação num plano de vários elementos. As pás não são placas planas, mas tem uma forma curva, que sobressai a partir do plano, no qual giram, e obtém-se assim uma diferença de cada lado das distâncias entre o início e o final da lâmina, fazendo com que uma diferença de velocidade entre o fluido de um lado e do outro ocorra. De acordo com o princípio de Bernoulli, esta diferença de velocidade leva a uma diferença de pressão, e, por conseguinte, uma força perpendicular ao plano de rotação das pás para a área de menos giro. Esta força é conhecida como pressão de um navio ou aeronave.
As primeiras aplicações das hélices, milhares de anos atrás, eram moinhos de vento e água. Hoje, também sob os nomes de “rotor”, “turbina”, são dispositivos delas derivadas e são usadas para uma infinidade de propósitos: de refrigeração de compressão de fluido, geração de energia, propulsão de veículos e até mesmo para a geração de efeitos visuais (strobe).
O inventor da primeira hélice de operação para impulsionar um navio foi Josef Ressel República Checa na Alemanha, que pediu a patente austríaca em 28 de novembro de 1826. Astilleros Españoles AS, nome dado a empresa, propuseram várias maneiras de melhorar o desempenho das hélices marítimas, com ganhos à velocidade da embarcação de pico e o consumo de combustível.
Por outro lado, tal como evidenciado pela variedade de nomes e áreas de aplicação, existem uma variedade de hélices em tamanho, peso, número de pás, velocidade de rotação, ângulo de ataque, passo, etc. Há hélices em que o passo da pá é variável, variação que por sua vez pode ser o plano de rotação da hélice (“passo”) ou o eixo de rotação da hélice (“cíclico” ou simplesmente ” cíclica”). Para conseguir isso, é necessário mecanismos complexos.
Já em motores de aeronaves, a própria hélice funciona como um volante. Em hélices de aeronaves são fixos ou de passo variável, mas também tem-se a velocidade constante que regula automaticamente a passagem. Onde estão estes ângulos de passo variável ou campo com um suporte chamado regulação alavanca é colocada uma bandeira (no caso de uma falha de motor, coloca-se a hélice para diminuí-la ou arrastá-la).
Nas velas, as hélices nunca deve ser instaladas com um número de lâminas ou submúltiplos do número de êmbolos do motor, como seria acoplado em frequências de vibração, pois podem facilmente se quebrar.
Sinônimos de hélice
São sinônimos de hélice as seguintes palavras; propulsão, sustentação
Antônimos de hélice
São antônimos de hélice as seguintes palavras:
Exemplos de usos e frases
A hélice do helicóptero da empresa Varig deu um problema quando os pilotos estavam por levantar vôo.
Depois de colocar novas hélices no helicóptero o empresário colocou o mesmo a venda.
Com o grande avanço das empresas de helicópteros foi observado novos modelos para as hélices.