A palavra proselitismo possui uma classificação gramatical sendo um substantivo masculino. Referida palavra possui 12 letras, dentre elas vogais e consoantes. As vogais são: o e i já as consoantes são: p r s l t m. Por outro lado, dita palavra pode ser escrita de outro modo, ou seja, ao contrário, ficando assim: omsitilesorp. Além disso, referida palavra faz designação de ação ou empenho para se fazer apostulado.
Significado de proselitismo
O proselitismo é um assunto que está incorporado a algum grupo ou preconceito. Proselitismo, portanto, é o conjunto de atividades que uma organização ou pessoa realiza a fim de conquistar adeptos para sua causa. O uso mais comum do termo aparece no campo da política. Todos os candidatos que aspiram a ser eleito pelo povo para acessar proselitismo a um cargo público. As campanhas políticas que ocorrem antes de uma eleição, na verdade, constituem atos de proselitismo.
Além disso, o candidato que vai percorrer bairros e falam com as pessoas, para gravar anúncios de rádio e televisão, posar para cartazes que são colados na rua e participar de debates com outros políticos, por exemplo, a fim de mostrar suas propostas e convencer as pessoas a votarem sobre a conveniência destes, são casos da palavra em questão. Um dos clichês do proselitismo é tirar fotos segurando filhos nos braços e beijá-los durante a campanha. Com essas ações, os candidatos procuram ser exibidos perto da população e demonstrar sua sensibilidade. Enquanto o proselitismo como palavra em si, não comporta qualquer conotação negativa, no caso de ações dos políticos para convencer os eleitores a escolher o seu partido, pois muitos usam um tom pejorativo e certamente desqualificante. Isto porque a maioria diz que, durante uma campanha política, os candidatos tentam enganar as pessoas para obter mais votos, dizendo-lhes o que eles querem ouvir, prometendo reformas que estão perseguindo por um longo tempo, etc.
Já o proselitismo como estratégia é trabalho duro e constante que deve caracterizar a busca por pessoas que estão interessados em uma causa. É claro que qualquer esforço para chamar a atenção do outro pode ser tomado como um ato de manipulação, o que impede a descoberta espontânea e livre de influências externas de decisões. A linha entre a demagogia e divulgação legítima de uma ideia ou um conjunto de princípios é tão fina que muitas é vezes difícil de compreender em qual dos dois lados da moeda se está. Como se isso não fosse ambiguidade suficiente para questionar qualquer manifestação de proselitismo, os gostos e ideias de cada pessoa desempenha um papel inegável para julgar as atitudes daqueles que professam publicamente suas crenças. Em outras palavras, acontece frequentemente que a mesma cena é descrita por um grupo tal como um ato legítimo e em segundo lugar, como demagogia pura. O modo de ser e de pensar de cada ser humano pode ser tão diferente, tão único, que é virtualmente impossível obter uma unanimidade por um grupo de pessoas uma única opinião. Também aparece proselitismo no âmbito religioso. Muitas comunidades religiosas têm como premissa converter as pessoas à sua doutrina, acreditando que sua fé é aquela que respeita os mandatos de Deus. A evangelização é um exemplo de proselitismo desenvolvido pela Igreja Católica desde a antiguidade, que é espalhar a palavra de Deus para converter os não crentes ou adeptos de outras religiões.
Sinônimos de proselitismo
São sinônimos de proselitismo as seguintes palavras; apostolado, catequese
Antônimos de proselitismo
São antônimos de proselitismo as seguintes palavras:
Exemplos de usos e frases
Depois de dias praticando o proselitismo, chegamos na conclusão que devemos sempre praticar esta atividade.
O proselitismo é uma das principais técnicas para fazer discípulos de Jesus Cristo, ou seja, mostrar o verdadeiro sentido de ser apostolo.
O grande ministro de jovens disse em seu discurso para os jovens da importância do proselitismo.