A palavra gênero possui uma classificação gramatical sendo um substantivo masculino. Referida palavra possui 09 letras, dentre elas vogais e consoantes. As vogais são: e i o u, já as consoantes são: f m s. Por outro lado, dita palavra pode ser escrita de outro modo, ou seja, ao contrário, ficando assim: omsimefue. Além disso, referida palavra faz designação aquilo que se gostaria de dizer, mas a diz de uma forma mais doce e bonita.
Significado de eufemismo
Um eufemismo é uma palavra ou uma expressão usada para substituir uma palavra que é considerada socialmente ofensiva ou desagradável. Eles podem substituir termos de vários tipos, por exemplo, palavras que podem estar em bruto, escatológica obsceno.
Eufemismos normalmente utilizados, entre outras razões, são usados para substituir: Termos ofensivos que podem criar desconforto para um grupo de pessoas. Eles dizem que algo é “politicamente correto” para expressar algo que é socialmente aceito ou é bem visto pela sociedade. Por exemplo, “pessoa da Terceira Idade” (velho). Segredos ou nomes sagrados. Palavras duras e desagradáveis que podem causar desconforto. Alguns eufemismos utilizados nestes casos podem ser usados comicamente, para suavizar a realidade que substitui, por exemplo ‘chutar o balde’ (falecido) ou apenas para provocar o riso”, onde pepinos amargos” (burro).
Palavrões ou ruins palavras retumbantes também usam o eufemismo. Por exemplo, ‘Jolin’ ‘wow’ ‘corcunda’. Às vezes, com a passagem do tempo pode tornar-se um eufemismo adotar o próprio significado da palavra que substituiu em primeiro lugar. Por exemplo, a palavra “morte” significa “falta ” “ausência”. Hoje, a palavra ‘morrer’ adquiriu o significado e é considerado sinônimo de “passagem”. Além disso, esta palavra vem do euphemismus que é uma palavra de origem latina, e por sua vez as formas gregas εὐφημισμός construídas com eu (bom, bom) e pheme (falar). Há algumas palavras semelhantes a “eufemismo” embora não sejam consideradas estritamente como sinônimos, como ‘referência’, ‘rodeio’ ou ‘indireta’.
Alguns exemplos de eufemismo são: Alguns exemplos utilizados na linguagem coloquial são: “passe” (die), “pouco atraente” (feio) e ‘dar à luz’ (nascimento). Dysphemisms é uma extremidade oposta eufemismo. É uma palavra ou expressão, ofensiva ou censurável, que substitui um termo mais neutro. Às vezes ele é usado de uma forma humorística ou depreciativa. Por exemplo, (médico).
Retórica de eufemismo: O eufemismo é utilizado na literatura como figura de linguagem. Por exemplo, Luis de Góngora menstruação referida pelo eufemismo “calendas roxa’. Às vezes, os escritores recorrem ao eufemismo como um sentido metafórico e também por razões estilísticas. O eufemismo é uma manipulação usada como ferramenta. Em diversas áreas, como política ou jornalismo, por vezes, eufemisticamente ele é utilizado como um meio de manipulação. O eufemismo é uma das maneiras em que a linguagem pode ser usada para distorcer a realidade.
Aqui está alguns exemplos dos eufemismos mais comuns:
Centros de reabilitação social (eufemismo): cadeia
Fazer amor (eufemismo): sexo
Galhardia Mulher (eufemismo): prostituta
Aborto (eufemismo): aborto
Pessoas com deficiência (eufemismo): descapacitados
Interrupção do trabalho (eufemismo): greve
Copos passados (eufemismo): bêbado
Robusto (eufemismo): gordura
Pessoa idosa (eufemismo): velho
Débil (eufemismo): doente
Sinônimos de eufemismo
São sinônimos de eufemismo as seguintes palavras: forma bonita de dizer as coisas
Antônimos de eufemismo
São antônimos de eufemismo as seguintes palavras: forma feia de dizer as coisas
Exemplos de usos e frases
Que senhorzinho mais lindo esse aí, hein, Lúcia! (Para não dizer idoso).
Aquela mocinha parece que está namorando né? (Para não dizer que ela é muito nova).
Quanta belezura numa só pessoa! Nem parece que está com uns quilinhos a mais! (Para não dizer gorda)