A palavra dúvida possui uma classificação gramatical sendo um substantivo feminina. Referida palavra possui 06 letras, dentre elas vogais e consoantes. As vogais são: u i a, já as consoantes são: d v. Por outro lado, dita palavra pode ser escrita de outro modo, ou seja, ao contrário, ficando assim: adivúd. Além disso, referida palavra faz designação a situações em que não há uma certeza.

Significado de dúvida

A dúvida é a hesitação e indecisão que tem duas ou mais sentenças ou decisões; ou incerteza que é experiente em certos eventos e notícias. A própria palavra deriva do verbo duvidar, que por sua vez vem do latim dubitare que significa “vacilar entre duas coisas ‘. A dúvida, nesse sentido, é a falta de segurança no pensamento ou ação. Assim, a pergunta pode afetar decisões, a confiança e o julgamento de uma pessoa. O fato disso, é que se pode elevar o humor, a hesitação sobre a fé e as crenças religiosas.

A dúvida também é usada como uma ferramenta para aumentar o conhecimento ou acesso, científico ou filosófico. Como tal, é certamente um instrumento de várias investigações e questionamentos de aceitação de um estado inicial da ignorância para a abordagem metódica que sobre os quais não se é questionado. Neste sentido, a questão é fundamental para determinar a validade do conhecimento.

Dúvida metódica: Como dúvida metódica é chamada o procedimento intelectual concebida pelo filósofo francês René Descartes segundo o qual tudo deve ser rejeitado e questionado, as crenças ou conhecimentos que possam surgir. Como tal, o método cartesiano é uma fundação radical do conhecimento, porque a dúvida é tudo o que existe para encontrar as absolutamente certas verdades, onde é possível a base de conhecimento.
Dúvida razoável: A dúvida razoável em direito penal, é a absolvição de responsabilidade penal do acusado de um crime, porque não há evidência clara de sua culpa. É o que se chama também o benefício da dúvida. A dúvida razoável baseia-se no princípio da presunção de inocência a que todas as pessoas têm direito. Então, para o Direito Penal, uma pessoa pode ser condenada se puder ser provada para além de qualquer dúvida razoável, que era o único que de fato que cometeu o crime.

Então, a dúvida também é considerada como um estado de incerteza, pois em caso de dúvida pode nunca se ter uma certeza, há a hesitação sobre algo me foi dito é porque se está totalmente certo de que é realmente verdade. Uma pergunta sempre implica um limite para a confiança, porque aquele que duvida não está de fato acreditando na veracidade do conhecimento que se propõe. Em seguida, como mencionado, pode-se certamente afetar tanto uma crença como um pensamento ou tornar-se um fato de ação de uma pessoa. Exemplo: Se eu duvidar da veracidade de uma história que um amigo me deu, eu posso ficar com essa questão, ou transformá-la em uma certeza por que faz a pergunta do meu amigo esclarecer minha situação. Além disso, pode-se certamente perturbar uma decisão tenha sido tomada anteriormente.

Sinônimos de dúvida

São sinônimos de dúvida as seguintes palavras: incerteza

Antônimos de dúvida

São antônimos de dúvida as seguintes palavras:  certeza

Exemplos de usos e frases

Há algumas pessoas que têm dúvida acerca da existência de Deus. Eu não me incluo nesse pensamento.

Em filosofia tudo se duvida. A dúvida é o gosto pelo complexo.

Quero que você não tenha dúvida do meu amor por você. Ele é real e com o tempo o comprovará.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *