A palavra polenta possui uma classificação gramatical sendo um substantivo masculino. Referida palavra possui 07 letras, dentre elas vogais e consoantes. As vogais são: o e a já as consoantes são: p l n t. Por outro lado, dita palavra pode ser escrita de outro modo, ou seja, ao contrário, ficando assim: atnelop. Além disso, referida palavra faz designação de um alimento feito com fubá.
Significado de polenta
A Polenta é um nativo de alimentos no norte da Itália e generalizada na Argentina, Áustria, Chile, Suíça, Bósnia, Croácia, Peru, Eslovênia, Sérvia, Madeira, Brasil e Uruguai. É também amplamente consumido na Córsega, Savoy e de Nice, no sul da França; assim como nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Espírito Santo e São Paulo, sul do Brasil; também é consumido especialmente em épocas frescas no Paraguai e Venezuela.
Etimologia e História: A etimologia deriva da palavra latina puls, uma espécie de guisado feito com farinha de centeio ou farro, muito velha história do trigo, da palavra latina longe ou farris- que deriva a palavra farina, que é a farinha.
Mesmo em tempos antigos, era comum o consumo, enquanto os gregos preparavam um ensopado semelhante a partir de farinha de cevada. Na época romana era conhecida pelo nome pullmentum, então pullenta; esse prato foi um dos principais alimentos de as legiões romanas. A evolução da Polenta é ainda mais extensa no tempo e com maiores variações; inicialmente, preparada com ervas e desde o Império Romano se tornou mais comum para preparar farinha de trigo. A flor de farinha de trigo foi chamada então pullen.
Só depois de 1492, com as viagens de Cristóvão Colombo, é que se deu a conhecer na Europa um ingrediente que seria típico da polenta atual: o milho. No entanto, a disseminação e aceitação entre o milho europeu foi muito lento (com exceção da Espanha); na Itália o cultivo de milho começou a generalizar em meados do século XVII e está principalmente na zona (Norte), onde a chuva facilitou a semeadura desse cereal. Na verdade, atualmente há três tipos de polenta na Itália que devem ser distinguidos: a polenta Gialla (polenta amarela) feita com farinha de milho amarela; branca (polenta branca) feita com farinha de castanha e da “dark” feito com trigo sarraceno. Destas três, a mais generalizada é a primeira, ou o polenta de farinha de milho.
Em relação polenta Gialla em variedades norte da Itália, como polenta Concia (“bronzeada”, ou seja, a mais forte, muitas vezes com uma crosta devido ao assar), polenta vuncia (cremosa), polenta e formaggio (queijo conhecido ) como gorgonzola, polenta com cogumelos porcini ou missultin (um peixe) e polenta, às margens do Lago de Como, taragna polenta, etc. Da mesma forma, a densidade varia conforme a região: no Veneto e Friuli (onde é consumido com Sangane) é muito consistente, enquanto no Marche e Abruzzo é bastante cremosa. Por fim, a polenta taragna é de uma cozinha típica da receita valtellinesa (na fronteira da Lombardia com o cantão suíço de Grisons). Seu nome deriva do Tarai, uma vara longa usada para remover no bronze “potes”.
Sinônimos de polenta
São sinônimos de polenta as seguintes palavras; fubá
Antônimos de polenta
São antônimos de polenta as seguintes palavras:
Exemplos de uso e Frases
Depois de comer uma polenta frita no café da tarde, saímos para tomar um sorvete no centro.
A polenta é um dos principais alimentos da região sudeste do Brasil e é mais consumida pelos mineiros.
A polenta pode ser facilmente encontrada em restaurantes e bares para comprar e é muito degustadas com bebidas destiladas.