A palavra diácono possui sua classificação gramatical como sendo um substantivo masculino. Além disso, sua separação silábica se dá da seguinte maneira: di-á-co-no, e seu plural fica do seguinte modo: diáconos. Dita palavra possui 6 letras, dentre elas as vogais: a i o, e as consoantes: c d n. Referida palavra pode ser escrita de um outro modo, ou seja, ao contrário: onocáid. Seu significa é o clérigo que ajuda o celebrante no altar.

 Significado de diácono

A palavra diácono é proveniente do grego diakonos que significa servidor, ele é considerado um servidor, um clérigo ou um ministro da igreja, cujas qualificações e funções mostram variações de acordo com os diferentes ramos do cristianismo. No católica, copta e Ortodoxa, portanto, refere-se a alguém que recebeu a menor nota do sacramento da Ordem pela imposição das mãos do bispo, a nota 1 e, portanto, é considerado a Bíblia.

A carta aos Filipenses, datada provisoriamente em 54-61 AD, diz que ainda existem bispos, mas também sacerdotes e anciãos responsáveis ​​por liderar a comunidade e diakonoi, ou seja, os diáconos ou assistentes. Esta menção de presbíteros e diáconos é considerado hoje como um precursor embrionário até o presente.

A carta dos Atos dos Apóstolos, datada de 60-70 AD, 4 diz a constituição pelos Apóstolos de que poderiam ser considerados os primeiros sete diáconos da Igreja de Jerusalém. Este texto é discutido, porque a maioria dos teólogos de hoje não reconhecem a instituição do diaconato como tal. Apenas Irineu de Lyon, por volta do ano 180, menciona Stephen, um dos sete, como diácono. Cipriano e Agostinho dizem que o diaconato foi instituído na época, enquanto João Crisóstomo não admite.

Esses sete homens entram em jogo, como sacerdotes, pela imposição das mãos. Além disso, o Concílio Vaticano especificou as funções desempenhas pelos diáconos, são elas: Na Polónia, um diácono na Igreja Católica canta a proclamação da Páscoa ou na liturgia da Vigília Pascal. De acordo com o Vaticano II, uma das funções do diácono é para servir o povo no ministério da liturgia. No nível inferior da hierarquia estão os diáconos, que recebem a imposição de mãos, não para o sacerdócio, mas para o ministério. Assim consolado pela graça sacramental, em comunhão com o bispo e o padre, serve o povo de Deus no ministério da liturgia, da palavra e da caridade, assim é ser um diácono.

Sinônimos de diácono

São sinônimos de diácono as seguintes palavras:

Exemplos de usos e frases

Fui em uma igreja e fiquei muito contente com o diácono que tinha na recepção, foram educados e nos convidaram para que pudéssemos voltar outras vezes para assistir o culto, sendo assim, irei voltar por que são poucas as pessoas que fazem a diferença.

 Um diácono é sem dúvida um sacerdote que ajuda e leva com total seriedade o ato de ajudar no altar e fazer com que tudo seja celebrado em ordem.

 Depois de cinco anos na universidade, fui contemplado com um curso para ser diácono em minha igreja e como sempre admirei meu pai, irei fazer.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *