A palavra dissídio possui classificação gramatical como um substantivo masculino. Além disso, sua separação silábica se dá da seguinte maneira: dis-sí-dio, também sendo admitida sua forma no plural, ficando do seguinte modo: dissídios. Dita palavra possui 7 letras, dentre elas vogais e consoantes. As vogais são: i o, já as consoantes são: d s. Por outro lado, referida palavra pode ser escrita de outro modo, ou seja, ao contrário, ficando assim: oidíssid. Um de seus significados estaria pautado na negociação com litígios, na dissensão, e também na discórdia. Oposição.
Significado de dissídio
A palavra dissídio é o processo pelo qual as partes interessadas resolvem disputas, chegar a um acordo sobre cursos de ação, buscando vantagem individual ou coletiva, buscando a obtenção de resultados que servem aos seus interesses mútuos.
É geralmente visto como uma forma de resolução alternativa de litígios ou situações que envolvem a ação multilateral. Dada esta definição, pode-se ver que os dissídios acontecem em quase todas as áreas da vida. Na área do direito, um negociador especialista serve como um defensor para um caso e geralmente procura obter os resultados mais favoráveis do mesmo.
Neste processo, tenta determinar o resultado mínimo que a outra parte (ou partes) querem aceitar, o ajuste das suas aplicações em conformidade. Seriam então os conflitos de interesses entre um empregado e também um empregador, conhecido como dissídio individual ou além disso, entre uma categoria de empregados junto a uma categoria de empresas, o conhecido dissídio coletivo, ambos de competência da chamada Justiça do Trabalho.
Os dissídios de sucesso nesta área ocorre quando o negociador pode obter todos ou a maioria dos resultados que o seu cliente quer, mas sem levar a parte contrária para quebrar permanentemente as negociações. Na década de 70, profissionais e pesquisadores começaram a desenvolver abordagem de dissídios para que os dois lados permanecessem satisfeitos para ter benefícios obtidos.
Isso é bom para evitar futuros conflitos. A abordagem de ganhos mútuos tem sido aplicado de forma eficaz em situações ambientais e mais que isso, também tem sido aplicado nas relações de trabalho em que as partes, por exemplo, de gestão e de um sindicato emolduram a negociação como meio de resolução de problemas. Ademais, a palavra dissídio é de origem no latim dissidium, significando discórdia, uma dissidência, uma dissensão, uma desinteligência.
Sinônimos de dissídio
São sinônimos de dissídio e as seguintes palavras: acordo, negociação, litígio.
Exemplos de usos e frases
Algumas pessoas vivem em dissídios dentro dos seus lares. Não há paz, não há união. Isso gera toda uma contenda e quem sai prejudicado, na maioria das vezes, são os filhos.
O advogado do Sindicado dos Trabalhadores de Campinas recebeu hoje em seu escritório mais de vinte funcionários da empresa Bras Ltda, porque querem ingressar com um dissídio coletivo, porque foram mandados embora sem justa causa.
O dissídio é o ato de se chegar a um acordo sobre cursos de ação, buscando vantagem individual ou coletiva, lembrando que o que prevalece é sempre o interesse do cliente.